segunda-feira, 5 de abril de 2010

Latim: Nos cursos de Teologia, não; nas escolas de Londres, sim

Em Fátima, o Papa vai rezar o terço em latim. As pessoas respondem em português, claro. A notícia, sem nada de surpreendente, suscita sempre o louvor de uns e oposição de outros – os que acham que isso significa um avanço da igreja católica tradicionalista. Mas não há que ter receios. De facto, missa em latim é coisa altamente improvável, fora de contextos muito precisos, quando nem sequer nos cursos de teologia se ensina o latim. Notícia do DN.

Agora, notícias de Inglaterra, dizem que o movimento em favor do latim no ensino básico e secundário é crescente. Até o “mayor” de Londres, Boris Johnson, apoia a ideia.

Cerca de 40 por cento das “escolas independentes” (suponho que se trata do ensino privado) ensinam latim. Nas escolas do Estado, o latim está disponível em apenas 2 a 4 por cento das escolas.

E diz Boris Johnson sobre o latim: “Simplesmente, não há melhor maneira de fazer as mentes jovens pensarem de modo lógico e analítico”. Notícia da BBC.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...