Mais um franciscólogo instantâneo, Baptista Bastos, no DN de hoje.
Comecei a contar as asneiras - factuais, teológicas, de interpretação, ideológicas - e desisti na dezena. É ler para ver. E rir. Lá para o fim há coisas mais acertadas.
Ele até regressou ao "Por que não sou cristão", de Bertrand Russell, um livro (sim, li-o em adolescente e foi das primeiras obras que me fez tomar consciência de que para ser ateu culto é preciso estar informado sobre religião) que tem argumentos contra o cristianismo deste calibre: O cristianismo não pode ser divino porque Jesus disse aos discípulos que voltaria antes de eles chegarem aos confins de Israel. Ora, eles demorariam quando muito um mês a cumprir tal tarefa e Jesus ainda não voltou.
Estou a citar de cor, mas não estou a inventar. O argumento vem lá, em Russell, matemático de grande nível, sem dúvida, e insólito Nobel da Literatura. Mas o melhor é ler o senhor do laço.
12 comentários:
É muita asneira junta, muita desinformação, muitas meias verdade combinadas com meias mentiras... o pior é que é uma opinião tida por boa por muitos.
Manuel Álvaro Martins
Este e outros tipos escrevem ao caractere (à medida dos rectângulos que ocupam) e sobre a espuma dos dias. Que mais se poderia esperar? Falta-lhes sobretudo carácter. E, na maioria da vezes, inteligência.
Amândio Sequeira
o homem que se celebrizou com a frase onde é que tu estavas ...mantém um estatuto por ser um 'intelectual de Abril ' esse estatuto dá-lhe algum palco para dizer asneiras e isso é-me indiferente, já não me é indiferente o facto de habitar uma casa isenta de renda paga por todos nós, até porque o $ está-me a custar muito ganhar.
Todo o palhaço acha-se capaz de palrar sobre a religião... basta ver um certo anónimo que por cá passa e assina com um falso nome começado por P...
Penso que Bertrand Russell tem argumentos mais interessantes do que aquele que o Jorge lembrou. A maneira como ele desmontou o argumento da Causa Primeira é genial. Porque há-de ser Deus a causa primeira de todas as causas? A Causa Primeira afirma Deus é a Causa Primordial, sendo, portanto, Deus a causa incriada. Este argumento é falacioso, (tal como o afirma, e bem, Russell). Porque é que a Causa Primeira não pode ser o próprio mundo? Tanto é válido afirmar que Deus É a Causa Primeira como afirmar que o Cosmos é a Causa primeira. Qual a necessidade de uma criação que remeta para um ser Omnipotente? Qual o problema da existência do Cosmos como a causa primordial? Qual o problema de aceitar uma Singularidade, uma explosão inicial, um Big Bang como o "Deus" que está na origem de tudo? Porque atribuir-lhe características antropomórficas,ontológicas à nossa imagem e semelhança?
O anterior remete também para algo que penso que terá sido escrito por Russell: a existência do mal. Há mais mal do que bem no mundo. Assim, o "estado moral normal" no mundo seria o mal, sendo o bem apenas uma "perturbação" anormal nesse mesmo estado de "mal". Como o mal não pode ser atribuível a Deus, (a não ser que concordemos que o mal já existia em potência em Deus antes de se manifestar no mundo), teremos que chegar à conclusão de que: o mal já existia antes de Deus, ou então que Deus criou indiferentemente o bem e o mal.
Enfim, reflexões...
A propósito de franciscólogos... O bispo que há poucos meses espatifou um Passat CC no dia em que o estreou, já tem "utilitário" novo, igual ao primeiro.
Franciscólogo, mas não no carro!
”Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: louco, será réu do fogo do inferno.”(Mt 5,22)
«Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão» (Sal 19,13)
«E punirei o mundo a sua presunção, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos» (Is. 13,11)
" .. e abaterei a soberba dos tiranos..."
Vem Senhor, não tardes... a livrar-nos das piores de todas as tiranias.. a falta de Amor...
Os franciscólogos ameaçam-se biblicamente.
... parece que os ventos que sopram com odores ao Evangelho tão querido e abraçado na totalidade por Francisco de Assis, e que agora entram novamente pelas janelas da humanidade abertas de par em par pela mão de outro Francisco Irmão, andam a provocar inquietações alguns corações mais entorpecidos pelos acomodares da alma entorpecida por esses montes e vales das searas do Pai...
... tempos de conversão... Aleluia... Louvado seja o meu Senhor...
Amen, Peter.
E que os senhores dos tempos e dos templos passem a dar o exemplo. Que se deixem de vaidades e de sinais extriores contrários ao que pregam.
Enviar um comentário