Pro veritate adversa diligere
Lema que Carlo Maria Martini escolheu ao ser nomeado
arcebispo de Milão. Significa algo como "pela verdade, escolher as coisas
adversas" (ou contradições, situações desfavoráveis, o que é diferente).
Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...
5 comentários:
Jorge; que pensa da febre dos media em chamarem a Maomé de "profeta"?
Fernando d'Costa
Fernando: já pensei o mesmo. Não chamam a Jesus de "Deus", pois não?
Em meu entender é uma consequência da acomodação que os maometanos desejam que façamos da nossa identidade à sua. Nem nos damos conta que chamar a Maomé de profeta é admitir que ele, na realidade, o é, com tudo o que isso implica de negação explícita e total de inúmeras verdades da história e fé cristã.
Américo Mendes
Fernando, desculpe só agora responder. Não tenho visto nem ouvido notícias na tv ou na rádio. A minha mediação faz-se pelo papel e pela net, pelo que não notei a tal febre (até por isso, imagine, passei ao lado da indignação geral com o governo português).
De qualquer maneira, não vejo significado especial nisso. Se Maomé é alguma coisa, é profeta. Assim dizem os muçulmanos - porque não havemos de dizer nós?
Não creio que estejamos a confessar qualquer coisa ao dizer que é profeta.
Por outro lado, também comentando o que Américo Mendes disse, não me parece que a sua visão esteja correta. "... admitir que ele, na realidade, o é, com tudo o que isso implica".
Reparemos no exemplo Jesus Cristo. Mesmo que não digamos que é o Filho de Deus, "coisa" que somos todos, mesmo os não crentes, ao dizermos Jesus Cristo - e creio que é assim que é conhecido por crentes, ateus, hindus, muçulmanos, etc., estamos a dizer, no fundo, que Jesus é o Cristo, o messias. Um nanocredo.
Mas não me parece que seja legítimo presumir que quem diz Jesus Cristo reconheça de facto a sua messianidade.
O Buda não me ilumina.
Boa tarde Jorge.
ou Maomé é profeta ou não é nada. Mas não vejo nele nenhum sinal de profecia autêntica. Muito menos do Deus que estimo ser verdadeiro. Mas sou da opinião de que alguém é profeta de Alguém e para alguém e se aceitar (e creio que é isto que o Américo diz) que Maomé é profeta, julgo que teria que recusar quase tudo o que na Bíblia é dito de Jesus. Em relação com isto e acerca do que o Jorge diz sobre Jesus Cristo: é precisamente por isso que os muçulmanos não chamam a Jesus nem por "Jesus Cristo", nem por "Jesus", mas apenas pelo nome de "Isa".
Fernando d'Costa
Enviar um comentário