terça-feira, 6 de outubro de 2009

6 de Outubro de 1536. William Tyndale morre na fogueira

No dia 6 de Outubro de 1536, William Tyndale morre em Vilvoorden (perto de Bruxelas), na fogueira, por instigação de Henrique VIII e outros anglicanos.

William Tyndale (nasceu em Gloucestershire, Inglaterra, por volta de 1494), formado em Oxford, foi ordenado padre em 1521. Numa disputa com um clérigo, prometeu: “Se Deus me der vida, uma simples rapaz do arado saberá mais das escrituras do que tu”. A partir daí dedicou a sua vida à tradução da Bíblia para inglês moderno. Como Henrique VIII proibia a tradução da Bíblia, Tyndale emigrou para a Europa (terá visitado Lutero em 1525) e na cidade alemã de Worms mandou imprimir três mil exemplares do Novo Testamento que contrabandeou para Inglaterra. Hoje restam três exemplares dessa edição de 1526, a primeira da totalidade do NT em inglês. Posteriormente, já em Antuérpia, traduziu e imprimiu mais algumas partes do Antigo Testamento, até de ser capturado e julgado por heresia. Estrangularam-no antes de atear a fogueira. Antes de morrer, disse: “Senhor! Abre os olhos do rei de Inglaterra”.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...