quinta-feira, 10 de novembro de 2011

E se a Igreja prescindisse do 1 de Janeiro?


A Igreja em Portugal prescinde de dois feriados se o governo prescindir de outros dois. Segundo diz a imprensa, já em 2012 vão desaparecer o feriado do Corpo de Deus (móvel; em 2012 é a 7 de Junho, sendo transferido para o domingo seguinte) e o de Nossa Senhora da Assunção (a 15 de Agosto, sendo transferido para o domingo mais próximo, 12 de Agosto em 2012).

À partida imaginava que mais rapidamente seria suprimido o 1 de Novembro, Todos os Santos, e o 8 de Dezembro, apesar de a Imaculada ser a padroeira de Portugal (o que é isso de ser padroeiro?), do que os outros, já que em Agosto, naquela fronteira entre férias e trabalho, acontecem cerca de 400 festas populares em Portugal. E quanto ao Corpo de Deus, a procissão é sempre valorizada como um sinal público em tempos de privatização da fé. Far-se-á ao domingo. Perturba-se menos o trânsito.

O governo ainda não disse que feriados vão à vida, mas fala-se no 5 de Outubro e no 1 de Dezembro. Eu eliminaria também o 25 de Abril, o 1 de Maio e o 10 de Junho e criava um feriado para isso tudo, um dia nacional qualquer, à segunda-feira, para celebrar a cidadania, a liberdade, o trabalho, os portugueses de mérito, etc.

E se a Igreja (os bispos reunidos em Fátima), fosse matreira e dissesse: “Ok, prescindimos do dia 1 de Janeiro”. É feriado de Santa Maria Mãe de Deus. O governo prescindiria do Ano Novo?

2 comentários:

Anónimo disse...

Desde 5 Outubro 1143 Portugal é uma nação independente.
Donde, o 5 Outubro, é data indicada para Dia de Portugal (e da República, se quiserem) abrangendo tudo o resto concomitante que se aponta no 25 abril, 1 maio, 10 junho 1 dezembro.
É ou não é?

Anónimo disse...

Concordo com os do penultimo paragrafo, afinal de contas, já não servem senão para descansar e quem vai..está há espera da hora de acabar a enfadonha cerimónia.
25 de Abril, dia da liberdade. De quem? Cada x há mais "ditadura" que democracia. 1 de Maio, dia do trabalhador...todos somos aqueles que não recebem o RSI. 10 de Junho, dia de Portugal. Qual Portugal? O antes ou o depois da CEE?
Paulo

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...