quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Quem são os ghost-writers de Deus?


Saiu no "i" de 19 de Outubro. Está on-line, aqui. Parece que a informática bem confirmar o que já se sabe, que muitos dos textos bíblicos foram escritos a várias mãos, são como as cidades antigas, com sucessivas construções e reconstruções.


A peça centra-se no Pentateuco (cinco primeiros livros do Antigo Testamento, que correspondem à Torá judaica). Fala de duas correntes, a "eclesiástica" e a "não eclesiástica". na realidade, é dado adquirido que no Pentateuco há quatro grandes tradições: a Javista (trata a Deus por Ihaweh), a Eloísta (trata a Deus por Elohim), a Sacerdotal (julgo que "eclesiástica" refere-se a esta) e a Deuteronomista (gosta muito de leis).


Por outro lado, embora sempre se atribuísse a Moisés a autoria moral do Pentateuco, sempre se duvidou da autoria material do mesmo. Veja-se o versículo 5 do capítulo 34 do Deuteronómio: "E Moisés, o servo de Deus, morreu ali, na terra de Moab, por determinação do Senhor".


Quem são os ghost-writers de Deus? Só se sabe que são muitos.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...