sábado, 18 de maio de 2013

Só às 11h é que se sabe que D. Manuel Clemente é o Patriarca de Lisboa

Só hoje às 11h se pode dizer que D. Manuel Clemente é o próximo Patriarca de Lisboa, segundo pede a Santa Sé, porque é a essa hora que a coisa se torna oficial em Roma. Já toda a gente sabe, ontem vários jornais diziam (pelo menos online) quem é, e hoje aparece na primeira página de alguns, mas a notícia anda pelas redações com embargo. Alguns meios cumprem-no. Outros não, como a Lusa. E outros chegam ao cúmulo de dizer mais ou menos isto: eu tenho aqui o comunicado que diz quem é o próximo  Patriarca, mas não posso dizer quem é antes das 11 horas de sábado. Mas a Lusa diz que é D. Manuel Clemente.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mais outro Irmão da cultura em Lisboa! A cultura não está errada, é necessário sim, mas a Igreja em Portugal nestes momentos precisa de missão concreta, gestos concretos, arregaçar as mangas, não de continuar à volta da mesa dos “Távolas da Fé”, enquanto o povo continua faminto de gestos, de mudanças, de sentir-provar que não está a combater só nas dificuldades da fé inseridas no concreto da Vida… e não uns a continuarem nos seus palácios e universidades a discutir Deus e o povo simples abandonado nas suas paróquias…já nem os párocos escapam a tal solidão … Pois que seja bem vindo, mas que venha para as ruas, para esses lugares nunca visitados, para o meio do povo desse Deus que lhe confiou tais filhos e filhas!

Peter

Anónimo disse...

"já nem os párocos escapam a tal solidão"será verdade que na diocese de Lisbos se suicidaram este ano dois padres?

Anónimo disse...

Esperemos que os ventos de mudança que sopram na Igreja empurrem D. Manuel Clemente na direcção do futuro... Não queremos um Patriarca de Lisboa "situacionista" e muito menos "colaboracionista" com a Teologia da Troika (contribuição portuguesa para a teologia católica, através do douto contributo do antigo economista e agora teólogo Aníbal Cavaco Silva)

Maria de Fátima disse...

Caro Peter, concordo inteiramente consigo mas duvido que D. Manuel Clemente siga por aí, pelo que conheço dele.
De qualquer modo para os que quiserem seguir por aí há alguns exemplos de como se faz.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...