terça-feira, 28 de maio de 2013

Público: "D. Manuel Clemente. O intelectual estilo «português suave»"



No "Público" de domingo passado.

4 comentários:

Anónimo disse...

Suave sobretudo na sua presença à Diocese do Porto. Além de para cá ter trazido o seminário de um movimento ultra-conservador (com todos os custos que isso comporta e comportará durante anos), nem nos demos conta da sua presença. Enfim; dele se pode dizer o que ele, abastardado pelos anos nos colégios de elite, dizia de um português bem conhecido e estimado: «quando as ideias faltam, multiplica as palavras».

Anónimo disse...

Anónimo das 4:31 :
Que seminário é esse ? E como se chama esse movimento ultra-conservador ? Chame as coisas pelo nome. Assim tudo no vago não vale.
Quanto aos colégios de elite, é uma frase feita que não diz nada.
Também eu andei no Pio (Colégio Universitário Pio XII) e posso garantir-lhe que de elite não tem nada. Portugal talvez se possa dividir entre o Pio (Colégio Universitário Pio XII) e a Pia (Casapia de Lisboa), mas entre o Pio e a Pia pouca diferença há.

Anónimo disse...

Ao ler este trabalho, entreas muitas palavras ditas, dois diálogos incendiaram o meu olhar:

…. "nós gostamos de pessoas que sabem conciliar mas depois zangamo-nos quando a pessoa se preocupa em fazer pontes quando sentimos que o que era preciso era deitar a ponte abaixo"

"..quando interpelado sobre o posicionamento da Igreja face ao agravamento da crise: "Tem que haver descrição, não se pode fazer gala nem pretexto para conquistar protagonismo politico. De maneira nenhuma".

Pergunto-me a mim mesmo em qual destas duas “acções-diálogos” Jesus se situaria e escolheria como seu caminho…?!!!
...............

Já agora, permitam-me um detalhe à parte… não tem a ver com os “conteúdos” mas sim com a “estética”: atente-se à sucessão e à mensagem das imagens nas 3 páginas: vejam onde o fotógrafo coloca todo o peso do seu olhar como que a desejar empurrar-nos também nessas direcções: (abrindo no paint ou outro programa de imagem, dá para verificar nitidamente a…!)

Reparem: na 1ª pág. a MITRA sobrepondo-se e tendo como base todo aquela grande plano do vermelho…! Depois, na 2ªpág. o BÁCULO ali solitário mas imponente sobrepondo-se também ao resto que ali foi “separado” do todo..! Por fim, na 3ªpág, vejam como está focado o olhar da lente, dando maior proximidade e centralidade ao ANEL que tem como pano de fundo o rosto (assim como que difuso) do nosso Irmão D. Manuel!

Realmente, esta gente dos mídia não brinca em serviço…!

Peter

Anónimo disse...

correcção:

...entre as muitas palavras ditas...

Depois, na 2ªpág. o BÁCULO ali solitário mas imponente sobrepondo-se também ao resto, (e) que ali foi “separado” do todo..!

Peter



Para quando a primeira cardeal?

É inovação do Papa a nomeação de cardeal de um bispo auxiliar? O Papa Francisco disse no domingo que vai fazer cinco novos cardeais. Um de...