terça-feira, 12 de março de 2013

Fazer o que o outro não fez

Diz o cardeal Sodano na missa de início do conclave:


“A atitude fundamental de todo o bom pastor é (…) dar a vida por suas ovelhas. Isto vale, sobretudo, para o Sucessor de Pedro, Pastor da Igreja universal. Porque quanto mais alto e mais universal é o ofício pastoral, tanto maior deve ser a caridade do Pastor”.

As perguntas que me ocorrem:
a) quem estará agora agora com as orelhas a arder?
b) estalou o verniz?
c) eles não se entendem?
d) quantas maneiras há de dar a vida pelas ovelhas?

Às 11:28
Um leitor, Paulo Terroso, sugere que eu acrescente mais uma alínea (com um elogio, diz que tenho imaginação fértil). Faço-lhe a vontade e acrescento mais duas:
e) As questões que coloquei são apenas fruto da minha fértil imaginação?
f) mais um exemplo de "a vingança serve-se fria"?
g) estará o decano a sentir que lhe tiram o tapete de debaixo dos pés?

10 comentários:

Paulo Terroso disse...

Pode ocorrer o caso de o texto não ter a pretensão de responder a nenhuma dessas perguntas. Sugiro que coloque outra alínea: e) as questões que coloquei são apenas fruto da minha fértil imaginação?

Anónimo disse...

O que está o bimbo do vigário-diocesano do Porto a fazer em Roma? Quem lhe paga para andar a passear? E se fosse trabalhar? mas pelo menos não temos o arrogante do Sousa Lara. Ao menos desse estamos libertos.

Paulo Terroso disse...

Também não era necessário tanto, mas agradeço-lhe o facto de ter atendido ao meu pedido. Mais, também não era preciso manifestar publicamente os seus sentimentos, desculpe, as interrogações — às vezes o teclado foge-me :-) — que lhe suscita a homília do cardeal Sodano. De qualquer modo, aconselho a ler bem o texto, não vá acontecer — às vezes acontece —, que a texto seja pretexto para as perguntas de algibeira à espera de uma oportunidade.
Por fim, lamento que depois de ter lido, meditado, e, certamente, rezado a homilia, só veja conspiração, maldade, vingança, intriga, divisão... posso fazer-lhe uma outra sugestão, aqui vai: apresente um aspecto positivo do texto. Vá lá, só um!!!

Paulo Terroso disse...

Desculpe-me o abuso, mas esqueci uma coisinha. Cuidado com a imaginação! S. Teresa de Jesus dizia, passo a citar: "A imaginação é a louca da casa."

Paulo Terroso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ó Paulo, não é neste contexto que a Santa se refere nesses termos à imaginação, pois não?

Anónimo disse...

Paulo Terroso

toda a gente sabia que o Sodano e o Bertone andavam sempre às turras lá na cúria. Não é imaginação.

RB

Anónimo disse...

Essas coisas não sei. Só ouvi aplauso quando o Cardeal Sodano se referiu a Bento XVI.

Anónimo disse...

O Sodano já era, ficou à porta. Eles lá dentro é que sabem.

Anónimo disse...

O clero de portugal surpreende -me sempre...sempre que pode dá uma dentada no "mano"presbitero será raivazinha dos dentes?

Os legionários, os arautos, os sodalícios, os malteses, os imaculados... todos diferentes, todos muito iguais nos lados obscuros, nas trapal...