terça-feira, 12 de março de 2013

Fazer o que o outro não fez

Diz o cardeal Sodano na missa de início do conclave:


“A atitude fundamental de todo o bom pastor é (…) dar a vida por suas ovelhas. Isto vale, sobretudo, para o Sucessor de Pedro, Pastor da Igreja universal. Porque quanto mais alto e mais universal é o ofício pastoral, tanto maior deve ser a caridade do Pastor”.

As perguntas que me ocorrem:
a) quem estará agora agora com as orelhas a arder?
b) estalou o verniz?
c) eles não se entendem?
d) quantas maneiras há de dar a vida pelas ovelhas?

Às 11:28
Um leitor, Paulo Terroso, sugere que eu acrescente mais uma alínea (com um elogio, diz que tenho imaginação fértil). Faço-lhe a vontade e acrescento mais duas:
e) As questões que coloquei são apenas fruto da minha fértil imaginação?
f) mais um exemplo de "a vingança serve-se fria"?
g) estará o decano a sentir que lhe tiram o tapete de debaixo dos pés?

10 comentários:

Paulo Terroso disse...

Pode ocorrer o caso de o texto não ter a pretensão de responder a nenhuma dessas perguntas. Sugiro que coloque outra alínea: e) as questões que coloquei são apenas fruto da minha fértil imaginação?

Anónimo disse...

O que está o bimbo do vigário-diocesano do Porto a fazer em Roma? Quem lhe paga para andar a passear? E se fosse trabalhar? mas pelo menos não temos o arrogante do Sousa Lara. Ao menos desse estamos libertos.

Paulo Terroso disse...

Também não era necessário tanto, mas agradeço-lhe o facto de ter atendido ao meu pedido. Mais, também não era preciso manifestar publicamente os seus sentimentos, desculpe, as interrogações — às vezes o teclado foge-me :-) — que lhe suscita a homília do cardeal Sodano. De qualquer modo, aconselho a ler bem o texto, não vá acontecer — às vezes acontece —, que a texto seja pretexto para as perguntas de algibeira à espera de uma oportunidade.
Por fim, lamento que depois de ter lido, meditado, e, certamente, rezado a homilia, só veja conspiração, maldade, vingança, intriga, divisão... posso fazer-lhe uma outra sugestão, aqui vai: apresente um aspecto positivo do texto. Vá lá, só um!!!

Paulo Terroso disse...

Desculpe-me o abuso, mas esqueci uma coisinha. Cuidado com a imaginação! S. Teresa de Jesus dizia, passo a citar: "A imaginação é a louca da casa."

Paulo Terroso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ó Paulo, não é neste contexto que a Santa se refere nesses termos à imaginação, pois não?

Anónimo disse...

Paulo Terroso

toda a gente sabia que o Sodano e o Bertone andavam sempre às turras lá na cúria. Não é imaginação.

RB

Anónimo disse...

Essas coisas não sei. Só ouvi aplauso quando o Cardeal Sodano se referiu a Bento XVI.

Anónimo disse...

O Sodano já era, ficou à porta. Eles lá dentro é que sabem.

Anónimo disse...

O clero de portugal surpreende -me sempre...sempre que pode dá uma dentada no "mano"presbitero será raivazinha dos dentes?

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...