terça-feira, 26 de março de 2013

É hoje. "Um novo Papa, uma nova Igreja?"


A eleição do novo Papa, a escolha do seu nome, os seus primeiros gestos e discursos surpreenderam muita gente, dentro e fora do espaço católico. O que se viveu nos últimos dias significa que estaremos no início de um processo de mudanças significativas na Igreja Católica ou apenas na forma de exercer o papado?

Para debater esta questão e as expectativas do pontificado do Papa Francisco, promovemos o Encontro “Um novo Papa, uma nova Igreja?”, que terá lugar no próximo dia 26 de março (terça-feira), entre as 10h00 e as 13h00, no CES-Lisboa (Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13 – Lj. 117/118).

Participarão neste encontro quatro oradores de várias proveniências: Isabel Galriça Neto (médica e deputada do CDS-PP), Teresa Toldy (teóloga, investigadora do CES e professora da Universidade Fernando Pessoa), Fernando Ventura (frade franciscano) e Alberto Brito (padre jesuíta, provincial da Companhia de Jesus em Portugal), além de vários jornalistas que, em Roma, acompanharam o conclave e a eleição do novo Papa.

Esta actividade é uma colaboração entre os jornalistas que têm dinamizado os encontros sobre Religião e Media (António Marujo, Joaquim Franco e Manuel Vilas Boas) e o Policredos – Observatório para a Diversidade Cultural e Religiosa na Europa do Sul, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

1 comentário:

Euro2cent disse...

> o Policredos – Observatório para a Diversidade Cultural e Religiosa na Europa do Sul, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Cruzes, canhoto, arrenego Satanás.

Existe uma coisa dessas?

São monstros assim que fazem homens normalmente caridosos contemplarem benévolamente a hipótese de bombardeamentos nucleares orbitais.

Só para ter a certeza.

(A degradação moral moderna é tanta que estas "entidades" são geralmente tidas com normais, em vez de serem vistas com a repugnância que merecem.)

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...