terça-feira, 25 de setembro de 2012

Demonofílicos e misóginos de mãos dadas?

Parece-me demasiado evidente que a crença no diabo anda a par com a desconsideração da mulher. Por outras palavras, o diabo é uma questão de sexualidade. E por isso, demasiadas vezes, a sexualidade foi algo de diabólico. A misoginia será um fruto, bastardo, da crença no diabo/demónio?

aqui deixei uns breves apontamentos sobre o que Tertuliano pensava das mulheres. Hoje dei com esta frase de Tertuliano que é o pináculo do edifício diabólico-misógino:

"Mulher, tu és a porta do diabo!"

11 comentários:

Anónimo disse...

Ó Jorge! Mas não sabe que Ireneu de Lyon disse que a mulher é a porta da salvação? E que Origenes disse que a mulher é o rosto mais belo de Deus? E que Atenágoras de Atenas disse que a mulher é o cume da bondade humana? Que prova isto? Seja honesto.

Jorge Pires Ferreira disse...

Mau caro, o que escrevi não prova nada. É só um exemplo. Mas com muitos outros, penso vir a provar algo, sim.

Na realidade, tenho encontrado muitos exemplos do género, mais ou menos breves, quer quando li umas coisas sobre o diabo, quer quando li outras contra ou pró ordenação das mulheres.

Como temos uma história de 2000 anos, podemos encontrar nela de tudo. Mas o que escreveu, tão bonito, não dominou as mentalidades nem influenciou lá grande coisa a teologia e os costumes. Ou pensa que sim?

E já agora, qual é a mulher que é porta da salvação? Todas? Ou só uma, oposta a outra que foi porta do pecado e a todas as outras que perpetuam esse pecado? Saberá bem a que me refiro.

Anónimo disse...

Ui Jorge... que sensível... e de que mulher diz Tertuliano o que cita? sabe, não sabe?

Jorge Pires Ferreira disse...

Penso que fala das filhas de Eva, na generalidade, a julgar pelo contexto da obra, que não é de Tertuliano, onde li a frase.

Anónimo disse...

Não, querido Jorginho... olhe que não... hahahahahahaha... é assim que se apanha alguém não só ignorante, como manipulador da verdade... hahahahaha...

Jorge Pires Ferreira disse...

Caro anónimo (pela lógica da frase, pelos hahahaha, e por lançar umas acusações e pôr-se a andar sem as fundamentar, penso que será a Jokera - feminino de Joker - que já por cá andou),

que me chame ignorante, aceito. É a sua opinião e , de facto, há muito para aprender. E não é preciso acrescentar nada.

Que diga que sou "manipulador da verdade", deve provar, mostrar como. Se não o fizer, o que hei de pensar de si?

E não me trate por "Jorginho" se não se dá a conhecer.

José J.C. Serra disse...

jorge, meu caro, que exemplo de católicos estes cobardes que ofendem abrigados pelo anonimato. gabo-te a paciência. continua o bom trabalho que tens vindo a fazer. abraço

Jorge Pires Ferreira disse...

Obrigado pelo incentivo, José Serra.

Jorge Pires Ferreira disse...

Respondendo a:
"e de que mulher diz Tertuliano o que cita? sabe, não sabe?"

Cá vai o texto mais alargado de Tertuliano:


Ó mulher, nas dores e ansiedades dás à luz, vives girando em volta do teu marido, és domi­nada por ele, e não sabes que, afinal, Eva és tu mesma? Ainda vive em nossos tempos a sentença de Deus a respeito do teu sexo: necessário é que vivas na condição de culpada. És a porta do Diabo, aquela que tocou a árvore proibida. És quem primeiro fugiu à Lei divina, quem persuadiu aquele que o Diabo não conseguira agredir. És quem tão facilmente despedaçou a Imagem de Deus, que o ho­mem era. Por teu merecimento – a morte – o próprio Filho de Deus teve de morrer. E o que trazes no pensamento é cobrires de jóias os teus vestidos de pele?

Anónimo disse...

Este Tertuliano era gay não?

Anónimo disse...

Poderia então me responder, o porquê dos costumes de Jerusalém, de que homens pudessem andar de mãos dadas e darem beijos uns nos outros, o que no caso casais de homens e mulheres não podem. (espero que tenha entendido oq eu quis perguntar).

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...