Bernard Fellay, líder da Fraternidade Sacerdotal São Pio X
A Santa Sé oferece uma prelatura pessoal (será a segunda, depois da do Opus Dei) aos lefebvrianos (Fraternidade Sacerdotal São Pio X), desde que estes aceitem o II Concílio do Vaticano - o que me parece um pedir-lhes que neguem o que essencialmente são.
Talvez se consiga - e o caminho tem vindo a ser feito por muitos responsáveis eclesiais - uma interpretação tão larga e geral do concílio que os lefebvrianos acabem por entrar sem mudarem grande coisa. Esses serão os lefebvrianos católicos. Restarão os lefebvrianos lefebvrianos, aqueles que apesar das concessões, continuarão a recusar abertamente o concílio, pelo que trilharão o seu próprio caminho até daqui a uns anos se criar uma nova prelatura para o neocisma dos novos lefebvrianos.
Há duas maneiras básicas de olhar para este esforço da Igreja, principalmente de Bento XVI:
- A união é na Igreja de Cristo é prioritária. Como a Igreja tem uma portas muito largas, todos cabem. E o pastor, o Papa, tem de ir ao encontro da ovelha perdida, ainda por cima, uma ovelha de bons princípios e boas famílias. E as luvas vermelhas, os mantos de sete metros e os celebrantes de costas para o povo têm adeptos entre os católicos.
- A união na Igreja de Cristo é outra coisa. É à volta de Cristo, não de uma igreja. Os lefebvrianos trilhem o seu próprio caminho, porque qualquer concílio deixa sempre meia dúzia de irredutíveis descontentes. A união da Igreja de Cristo é uma união de amizades, com luteranos, presbiterianos, anglicanos e, por que não?, lefebvrianos, quando eles perderem os tiques de seita.
19 comentários:
Vamos ver se o Vaticano, tem o mesmo peso, conta e medida, nessa vontade tolerante de unir todas as “ovelhas”.
Hoje procura as perdidas, mas implacavelmente persegue outras, chegando a expulsar do rebanho. Onde anda a sabedoria da parábola do filho pródigo?
HDias
Ó Jorge, ó HD, não acolhe a Igreja grupos que rejeitam, em mais pontos do que a FSSPX, o Concílio? E não se arvoam estes grupos, que são acolhidos na Igreja apesar das suas posições contrárias à teologia oficial, a verdadeira Igreja? Não disse há uma semana, por exemplo, Hans Küng que Bento XVI era um papa cismático? A falta de coerência não abona a quem diz buscar a verdade dos factos, não é?
O bispo Bernard Fellay da FSSPX é claro: "Não estamos de acordo doutrinalmente, no entanto, o Papa quer reconhecer-nos".
http://www.dici.org/en/documents/entrevista-a-monsenor-bernard-fellay-sobre-del-estado-actual-de-las-relaciones-entre-la-fraternidad-san-pio-x-y-roma/
nada mais a acrescentar.
HDias
HD,
é o que eu disse: essa afirmação podia ser dita de movimentos como "Nós somos Igreja" (basta ler as suas afirmações doutrinais que estão disponíveis no seu site) e "Camtil" (idem, aspas, aspas), e tais movimentos estão na Igreja, ou não estão? Ainda acha que não há anda a dizer?
Caro anónimo, eu não estou contra a reintegração dos tradicionalistas. Pelo contrário. Acho é que há um equívoco. Mas posso estar enganado.
Há vídeos, on-line, claro, em que dão a entender que se sentem reconhecidos pelo Papa - não pude verificar se correspondem à entrevista sugerida por HD. Ou seja, neles não há neles ponta de mudança, porque estão com a verdade - assim pensam. O que os levou a fazer sair da igreja mantém-se.
Como vão ser prelatura pessoal, não vão andar integrados em comunidades paroquiais, pelo menos na sua maioria. Se andassem, queria ver uma paróquia com dois tipos de missa (ok, é sempre mesma, a única, em duas versões) e as divisões que isso geraria nas comunidades. O velho axioma de "a Eucaristia faz a comunidade e a comunidade faz a Eucaristia" é bem real e consequente.
Mas esse é só um aspeto. Outros ficarão para mais tarde.
Quanto ao Nós Somos Igreja - a que não pertencendo - são mais secundovaticanistas do que os lefebvrianos. E naquilo que defendem - basicamente questões ditas disciplinares - não vejo qualquer contradição com a ortodoxia da Igreja, a não ser que já haja um dogma da não-ordenação de mulheres ou um dogma celibatário.
Partilho também a minha experiência: é difícil dialogar com um tradicionalista. O sr. não é, pois não?
Isto hoje o debate está quente. A partir da minha experiência, e não a quero impor a ninguém absolutizando a minha percepção subjectiva, tive tantos problemas conversando com tradicionalistas - que me taxaram de herético e cismático - como com os progressistas - que me taxaram de misógino e intolerante -. Nem imagino o que sofrerá o papa!
Mas antes do Concílio está o Evangelho, donde acho mais importante o acolhimento de todos - de todos!, caro anónimo - na Igreja, mas também não sou inocente a ponto de achar que não se pode aceitar o Concílio. Mas se se pode admitir uma pluralidade de interpretações para o Evangelho, não se poderá, igualmente, admitir uma pluralidade interpretativa para o Concílio?
Por vezes sou excessivo, mas quero que tudo isto seja para o bem de toda a Igreja e não apenas de este ou aquele grupo mais sonoro que, normalmente, habitam franjas partilhadas por poucos.
Fernando d'Costa
Esqueci-de de dizer que duvido muito que a reintegração se faça na totalidade (sim, posso estar enganado, e, se estiver, ainda bem). Já no tempo de João Paulo II foi criada a Fraternidade Sacerdotal São Pedro para acolher alguns. E há muitas organizações de cunho tradicionalista plenamente reconhecidas. Se eles realmente quisessem, há muito fariam parte da comunhão católica.
Caro Anónimo das 1:21 e 2:51
Sem tomar partido pelos grupos: “ Nós somos Igreja” ou o “Camtil”
há um equivoco da sua parte, pois nenhum deles enuncia nos seus estatutos ou objectivos, que estão contra o Concilio Vaticano II .
HDias
Pois. Não dizem "estamos contra o Concilio Vaticano II", mas os seus estatutos são manifestamente contrários ao mesmo, ou seja, não estão doutrinalmente de acordo com o Concílio. Quer um exemplo? O Concilio Vaticano II diz explicitamente que a ordenação sacerdotal só pode ser conferida a varões e ambos os movimentos que anotei dizem e promovem o oposto. Não é? Recorde a sua frase citando a FSSPX: "Não estamos de acordo doutrinalmente".
O Nos Somos Igreja afirmam nos seus objectivos
“O Movimento Internacional 'Nós Somos Igreja' é constituído por católicas/os que entendem, segundo os Evangelhos e o Concílio Vaticano II, que a Igreja é o conjunto das pessoas baptizadas, as quais têm uma enorme responsabilidade na fidelidade à mensagem de Jesus Cristo.
Considera que há reformas a realizar na instituição, a nível de organização e de funcionamento, reformas expressas na Petição do Povo de Deus.”
“ Uma Igreja com uma nova atitude face às mulheres; Uma Igreja onde os ministérios ordenados sejam reequacionados; “
Não rejeitam o Concilio, querem partir dele para equacionar reformas .
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Quanto ao CAMTIL acho que de todo está equivocado
Dos seus Estatutos
“O CAMTIL – Associação de Campos de Férias tem por fim contribuir para o crescimento, a
libertação e a valorização integral das pessoas que na sua proposta se queiram empenhar,
preenchendo os seus tempos livres numa perspectiva aberta à fé e à justiça, segundo a doutrina da Igreja Católica.
2. O CAMTIL pretende participar na formação dos jovens através da descoberta dos valores
que vão da Natureza ao seu Criador, da Amizade e do grupo à Comunidade, dos trabalhos de
Campo ao Serviço e à Solidariedade; da experiência de Fé e do conhecimento de si mesmo à
descoberta da vocação própria.
Art. 3º
O CAMTIL é uma Associação com autonomia própria ligada à província portuguesa da
Companhia de Jesus, a cujo Provincial por si ou por pessoa da sua nomeação compete velar
pela fidelidade da Associação aos objectivos nela definidos."
Onde é que viu nos estatutos do CAMTIL ser anti - Concílio Vaticano II ???
è por ser Jesuita que é perigoso?
Francamente….
HDias
Dias;
eu disse: há grupos que rejeitam mais pontos do Vaticano II do que a FSSPX (que não o rejeita doutrinalmente na totalidade, meu caro) e estão na Igreja;
o senhor disse, citando a FSSPX: "Não estamos de acordo doutrinalmente, no entanto, o Papa quer reconhecer-nos";
eu disse: o mesmo se passa (o não se estar doutrinalmente de acordo), por exemplo, com o NSI e o Camtil e estão na Igreja: as suas afirmações doutrinais (não falei em estatutos) demonstram-no.
o senhor disse: é falso que os seus estatutos digam que estão contra o Vaticano II (repare na sua mudança: passou de se referir a uma afirmação de uma pessoa para os estatutos)
eu disse: não o dizem nesses termos, mas na prática estão, e dei o exemplo da ordenação das mulheres;
o senhor cita-me uns excertos parciais para dizer que estou a ser falso;
resumindo: para manter a sua posição andou o Dias a saltar de uma afirmação para os estatutos; ou mantive a minha sempre: há grupos que rejeitam mais pontos do Vaticano II do que a FSSPX e estão na Igreja.
Os mantos de 6 metros e mais outras pompas lembram sempre as palavras de S.Bernardo:(adaptando)
«Lembra-te de que não és um sucessor do imperador Constantino, mas sim o sucessor de um pescador».
São Bernardo de Claraval
Pois...mas não se lembram!
Mas as pompas e as cerimónias faustosas foram sempre uma tentação...
Anónimo 4:39 disse
“ (…)as suas afirmações doutrinais (não falei em estatutos) demonstram-no.(…)
Anónimo 12:35 pm disse
“(…)mas os seus estatutos são manifestamente contrários ao mesmo, ou seja, não estão doutrinalmente de acordo com o Concílio.”(…)
- Agora digo eu :
Lá voltam os “troll´s”
HDias
O Frei Bento Domingues e o Padre Anselmo Borges, figuras incontornáveis deste blog, são muito mais hereges e mais contrários aos textos do Vaticano II do que os membros da FSSPX. No entanto, pelo menos oficialmente, estão em comunhão com a Igreja, e não precisam de nenhuma prelatura pessoal.
Olá, João. Já há algum tempo que não aparecia por cá. Lembra-se de quem somos todos seguidores (assim penso, apesar das nossas divergências)? De alguém que foi condenado como politicamente subversivo e religiosamente blasfemo. Portanto, isso devia estar nos nossos "genes" de fé. Ou os discípulos estão acima do mestre? Abraço.
Ei Dias, obrigado por me chamar Troll. É muito cristão que o faça. As suas "verdadeiras cores" estão a vir ao de cima.
Mantenho o que disse: o NSI e o Camtil advogam mais posições doutrinais opostas ao Concílio do que a FSSPX e, ao contrário desta, estão na Igreja. Quer andar a manipular as palavras daqueles que lhe apontam este facto? Pode fazê-lo, mas a verdade permanece.
Penso que HD, chamando-lhe (a si, anónimo) troll não se referia às criaturas obtusas, mas aos que desestabilizam as discussões na Internet.
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