quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ou temos missa ou vamos para tribunal


Notícia do "Correio da Manhã" de hoje. Reproduzo-a aqui por causa da ameaça judicial. O que acontecerá se os fiéis recorrerem ao tribunal? Suponho que não se trata do tribunal eclesiástico. Os tribunais declarar-se-ão incompetentes para deliberar sobre tal matéria. Mas seria curioso o tribunal encher-se de fiéis a pedir missa. E a Igreja a dizer que não a dava. E a decisão a prolongar-se anos e anos. E a Igreja - o padre, a Diocese de Coimbra - a usar as artimanhas em que o direito português é tão fértil para que a acção prescrevesse.

6 comentários:

Anónimo disse...

Isto faz lembrar um bispo que nunca teve problemas com estes casos. Mas para isso era necessária coragem e este tinha-a. Sempre que acontecia isto ele deslocava-se à paróquia e dizia alto e bom som: Quereis um padre, dai-me um...

maria disse...

Os fiéis têm direito à missa. Por outro lado, parecem supor que são totalmente alheios ao suprimento dessa necessidade. A estória do comentário acima põe um bispo a querer comprometê-los - ao mesmo tempo que sacode a água do capote. Ele com a comunidade, deveria arranjar a solução. Só que ela talvez não esteja nos moldes e esquemas a que todos estão habituados: os tempos exigem caminhos novos e poucos parecem dispostos a trilhá-los.

Enquanto isso a Igreja vai fazendo estes "números".

Anónimo disse...

Se formos a analisar os caminhos trilhados nos vários sectores humanos e até vocacionais então teríamos muito que falar. Nesta semana saiu-nos a notícia: número de divórcios dispararam abruptamente.

maria disse...

aposto que o comentário anónimo vem de alguém que considera o divórcio um mal e o casamento uma vocação inferior...e que os males dos outros são óptimos para ignorarmos os nossos. pois é, nessa base não há hipótese alguma de diálogo.

Anónimo disse...

"e que os males dos outros são óptimos" - não fui eu que escrevi.

maria disse...

tá bem abelha...

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...