segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

31 de Janeiro de 1606. Guy Fawkes, o conspirador católico, é enforcado


Guy Fawkes nasceu em Iorque, no dia 13 de Abril de 1570, e morreu em Londres, enforcado, no dia 31 de Janeiro de 1606. Foi um soldado inglês católico que teve participação na "Conspiração da pólvora" (“Gunpowder Plot”), na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I de Inglaterra e todos os membros do parlamento, durante uma sessão parlamentar, em 1605, no que pretendia ser o início de uma revolta católica.

Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o parlamento. Porém, a conspiração foi descoberta e, após interrogatório e tortura, Guy Fawkes foi executado na forca por traição e tentativa de assassinato. Outros participantes na conspiração tiveram o mesmo destino.

A captura de Fawkes ainda hoje é celebrada, a 5 de Novembro, na "Noite das Fogueiras" (“Bonfire Night”), ritual que se assume como anticatólico (ler aqui um testemunho que o refere).
(Estas notas seguiram de perto o que está na Wikipedia.)

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...