terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Não creio no verdadeiro e iria crer no falso?

Símbolos para ateus

Como já foi notado, no mundo ocidental, os ateus são ateus à maneira da religião em que foram educados e segundo o ambiente religioso em que cresceram ou viveram e vivem. Há ateus católicos, ateus luteranos, ateus judeus... António Matos Ferreira, professor da Universidade Católica, observou há dias que os grandes anticlericais, em jovens, foram bons seminaristas. Geralmente católicos - acrescento eu. E Guy Consolmagno, jesuíta, conta esta história em “A Mecânica de Deus”:

“Há uma história acerca de um filósofo italiano ateu no seu leito de morte, que tinha o temperamento mais rabugento e desagradável de sempre. Um pregador de uma seita religiosa da Nova Era aproximou-se da cama para tentar convencer aquele livre pensadora da sabedoria que iria encontrar, enfim, na sua nova religião. Finalmente, cheio de aversão pelo pregador da Nova Era, o ateu ergueu-se um pouco, apontou para a porta e mandou-o embora, gritando: «Eu não creio no Deus Católico, e esse é o verdadeiro Deus! Por que iria crer no seu?»”

1 comentário:

Anónimo disse...

Contar histórinhas da carochinha para alienados não é um bom exemplo!
lucabi brasil

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...