segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sol para D. José Policarpo


Diz o comentário do "Sol" de sexta-passada que as palavras de D. Policarpo contrariaram "alguns bispos". Sim, contrariaram alguns bispos e indignaram muitos católicos que em blogues e no facebook mandaram o patriarca emérito estudar doutrina social da Igreja. Neste ponto em concreto, pelo menos, ele está bem informado da DSI, que em nenhum dos seus ensinamentos defende a irresponsabilidade que diz que as dívidas não devem ser pagas. Por exemplo.

2 comentários:

Euro2cent disse...

O mundo clássico em que a Igreja nasceu estava bem ciente do que Solon tinha feito em Atenas: https://en.wikipedia.org/wiki/Seisachtheia

Não é para defender a prática, ou que seja feita agora e aqui, é apenas para apontar que não é intrinsecamente absurda.

Anónimo disse...

Está a trabalhar bem o patriarca.
Parece mesmo que quer ser convidado para ministro. Ele até é apologista dos jejuns, que parecem ser a última palermice saída das cabecinhas que nos governam.
Mas para começar, podia devolver-nos todo o dinheiro que nos levou para a sua televisão da igreja. Depois, todas as esmolas que nos levou para a sua universidade católica, onde os filhos dos ricos seus amigos se passeiam a aprender de doutas cabeças católicas as doutrinas esclavagistas que nos querem impor.
Esse dinheirinho fazia-nos tanto jeito a todos nós, parvos que um dia acreditamos que o reino do céu se comprava com esmolas. Jesus Cristo não se pronunciou sobre o pagamento das dívidas, mas falou do despojamento e da nossa dignidade de filhos de Deus.
A DSI nunca poderá ser solução para os pobres enquanto defender o direito de propriedade acima do direito de posse comum. Tudo o que é supérfluo está a ser roubado a alguém.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...