quarta-feira, 29 de maio de 2013

La Biblia de los Niños

Uma página de "La Biblia de nos Niños". Pode ver ou descarregar o primeiro capítulo aqui.

1 comentário:

Helena V. disse...

Não gosto desta figuração, muito menos quando se trata de representar a criação. Perpetua uma série de lugares comuns e é esteticamente pouco interessante.
Prefiro TRANSfigurações.
E não pensemos que as crianças não aderem a propostas mais exigentes... Aderem e vão mais longe que nós, adultos, por terem a imaginação menos domesticada. (Ainda!)

Obrigada, Jorge, por trazeres algum questionamento (ou a oportunidade para ele)a propósito da iconografia cristã para crianças. É de uma pobreza enorme o que temos nos catecismos oficiais e em muitos livros de temática cristã.
Aliás, ainda não percebo por que razão, numa altura em que se se propôs reformular os catecismos, a proposta, francamente boa (a todos os níveis), editada pelas Paulinas e ilustrada pela Madalena Matoso (da premiadíssima Planeta Tangerina)não foi aceite.
Uma pena! Uma perda enorme de oportunidade!
Para quem - pai, mãe, educador, catequista - queira conhecer (e aproveitar feiras do livro...) há três volumes publicados pelas Paulinas: Onde moras?, A quem iremos? e Nascer de novo?, em cada caso, com dois volumes: um guia para adultos e um caderno de apoio, respetivamente, "à descoberta de Jesus", "à descoberta de uma Aliança para a Liberdade" e "à descoberta de uma Vida cheia de sentido".

E, num tempo em que há ilustração para a infância tão boa, produzida em Portugal e não só, há muitíssima coisa, de temática não explicitamente cristã, mas cristianíssima no sentido e no alcance. É disso que precisam as nossas crianças: de beleza e de, pela beleza, descobrirem o espanto, que é porta para a bondade de Deus!
Peço desculpa pelo tom de manifesto... :-)

Os dois maiores erros da história de Portugal

António Rendas, reitor da Universidade Nova (de partida) e durante dez anos reitor dos reitores portugueses, diz que "expulsar os judeu...