quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dar com uma mão e tirar com as duas

Pierre-Daniel Huet (1630-1721), bispo, estava convencido de que o cartesianismo  levado às últimas consequência era inimigo da fé cristã. E tinha razão. Vai daí, escreveu um "Tratado filosófico da fraqueza do espírito humano". Para defender o ceticismo e salvar a fé. A obra tornou-se uma cartilha para uma nova geração de ateus.

4 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei parvo: ontem as senhoras pastores da Igreja Anglicana acusaram a mesma assembleia eleitora que votou, há 20 anos, para as admitir a tal ministério, de "ignorante e sexista".

Américo Mendes

Jorge Pires Ferreira disse...

Américo Mendes,

É estranha essa afirmação, acusação, claro. Tal como me parece estanho que a oposição a ordenação de bispas tenha vindo dos leigos.

http://www.periodistadigital.com/religion/mundo/2012/11/20/el-sinodo-de-la-iglesia-de-inglaterra-rechaza-la-ordenacion-de-mujeres-obispo-religion-iglesia-anglicana-welby.shtml

Aunque la votación resultó a favor, el complicado sistema de votación en la Iglesia de Inglaterra, que obligaba a que la norma fuera sancionada por dos tercios de los tres estamentos (obispos, clero y laicos) impidió que, por ahora, las mujeres puedan acceder al episcopado en la Iglesia de Inglaterra.

...

Como se esperaba, el resultado fue muy reñido y la mayor oposición se produjo en la cámara de los laicos, donde 132 miembros votaron a favor frente a 74 en contra, sin alcanzar la mayoría necesaria.

Entre los obispos, sin embargo, los sufragios favorables fueron 44 y solo 3 en contra, mientras que entre los clérigos hubo 148 votos a favor y 45 en contra.

Suponho que a não permissão de ordenação de mulheres bispos seja apenas uma questão disciplinar e não teológica - para os anglicanos.

Se podem ser padres, por que não bispos? Algumas igrejas da comunhão anglicana já episcopalizam mulheres.

Anónimo disse...

Deve ter sido por causa da costela, ou nunca ouviu falar da “ontologia da costela! E foi a mais fraquinha que havia no costado do Adão não fossem as descendentes da menina Eva armarem-se em superiores ao macho e depois exigir também as tais cotas na igreja, iguais àquelas que muitas dessas democracias do fado tanto gostam de exibir para o people ver que não somos discriminatórios! Não me surpreendeu nada mesmo o resultado o que me admira é as mulheres terem chegado ao sacerdócio naqueles lugares!

Anónimo disse...

Pois é. E muitas delas passaram ao catolicismo.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...