segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Catedral para ateus

 
Recorte da revista "Visão"

Alain de Botton tem vindo a defender que os ateus precisam de um templo, já que têm direito às mesmas coisas que os crentes, pelo menos no que diz respeito a arte, ética, templos, espiritualidade, silêncio. A ideia aparece em embrião num livro sobre o trabalho (aqui referido). Num curso de empreendedorismo, relatado na obra, Botton propôs a criação de uma capela para ateus. Os outros empreendedores não acham lá grande piada ao assunto.



Botton desenvolveu a ideia e volta a propô-la no novo livro, "Religion for atheists", onde preconiza um Ateísmo 2.0, livro ainda sem tradução em português, que eu saiba, mas certamente com as edições D. Quixote já a trabalhar nisso.


O templo. Com umas pombinhas cima. Podiam ter arranjado outro pássaro. Ou querem dizer que o Espírito Santo paira sobre todo o projeto bem intencionado? 


A ideia do templo do ateísmo - que eu acho simpática, quem sabe se não se convertem ao transcendente? - tem sido bastante criticada pelos ateus mais duros como Richard Dawkins, que diz que um templo para ateus é uma contradição nos próprios termos. Alain de Botton responde que "há muita gente que não crê, mas que não é agressiva contra as religiões".



O templo, a construir em plena City londrina - parece que já existe metade da verba necessária, um milhão de libras no total -, já tem projecto de Thomas Greenall e Jordan Hodgson. Os seus 46 metros de altura simbolizam os 4,6 mil milhões de anos da Terra (1 milhão de anos por centímetro). O primeiro metro estará revestido a outro, representando a existência da humanidade.


Copiei as duas últimas imagens daquiAgradeço a Luís Custódio que me enviou o recorte da "Visão", quando estava, precisamente, a ler umas coisas sobre este assunto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Desculpem o desabafo, mas a Catedral dos ateus é simplesmente... a cama. Não se vai á missa bota-se uma soneca ou fica-se até mais tarde ao domingo a descansar.

Jorge Pires Ferreira disse...

Caro amigo, há ateus que se levantam cedo. E repare que ao domingo de manhã aumenta o número de pessoas a correr ou a pedalar. Não ficam na cama nem vão à missa.

Anónimo disse...

E a estimativa dos que ficam na cama???

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...