segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dois bispos transformados em números

Na revista de domingo do "Correio da Manhã" (5 de fevereiro). O novo Bispo de Lamego.


Aproveito para acrescentar a página saída na mesma revista, no dia 24 de julho, para gáudio de uma série de frequentadores deste blogue.

16 comentários:

Anónimo disse...

Conheço os dois. O mais novo tem a vantagem da idade é claro (depende também da perspectiva...). Muito culto, simples, simpatiquíssimo e muito humano.Contagia a sua forma de estar e viver Cristo. O D. Couto é uma excelente pessoa, um sábio "bíblico".

Anónimo disse...

Independentemente da cultura, simplicidade, simpatia e humanismo,que realmente tem, o mais novo bispo promove muitíssimo a imagem. Basta ver a última edição do jornal "Mensageiro de Bragança" e a quantidade de notícias que referem o bispo... Se não é ele que o faz, é alguém por ele, que vai dar no mesmo, uma vez que não impede que assim aconteça. Nesta edição mais valia que tivessem alterado o nome do jornal para "Bispo de Bragança".

Anónimo disse...

Se é humanismo, simples simpático e culto já é muita coisa. Dêem graças a Deus e façam por o merecerem. Somos bombardeados a toda a hora com imagens de desgraça, se essa vier aliviar que bom que é. Há quem tenha que aguentar a fotografia de outros que não são nada disso em tudo quanto é canto. E esses têm direito a moldura e tudo. Estimem-no sempre, ajudem-no muito e respeitem-no incondicionalmente. A sorte nem sempre bate à porta duas vezes.

Anónimo disse...

O nosso é negro por dentro e por fora. E tb gosta de vender imagem e os padres bem que fazem o seu papel.

Anónimo disse...

Ainda não li o jornal Mensageiro de Bragança e só conheço o senhor bispo das missas a que já assisti. É realmente como vem descrito e transmite muita paz. Estou de acordo que mais vale ver imagens positivas e ler notícias boas do que desgraças, de qualquer modo, sendo o Mensageiro um jornal da diocese, não me parece correto que exagere nas notícias sobre o nosso bispo, que pessoalmente respeito muito. Não li, não sei se é verdade. Provavelmente terá havido excesso de zelo por parte da Redação. Não é por aí que vai o gato às filhós. Temos um "pequeno grande bispo".

Anónimo disse...

Esta gente falam sem saber. O mensageiro teve 3 anos muito maus (má gerência). D. Cordeiro era na altura Reitor em Roma. Obviamente que o jornal se tem valido da imagem de D. Cordeiro. Quem vive em Bragança sabe que o Mensageiro está a recuperar e bem para outro Jornal "concorrente". O Bispo impedir que o faça? É uma Fundação, por isso o bispo temde respeitar os trabalhos feitos. Mas é claríssimo que usam a (boa)imagem de D. Cordeiro. Dá a impressão que há aqui gente que gostaria que não se falasse do bispo. Mas fica o reparo. Bem, para nos deixarmos de conversas é constatar o trabalho que tem vindo a fazer em Bragança e a todos os níveis. A preocupação com os mais necessitados é mais do que evidente.

Anónimo disse...

"Dá a impressão que há aqui gente que gostaria que não se falasse do bispo."
Sou de Bragança, estou a par da situação do jornal Mensageiro, que tão bem descreve. Acho muito bem que o jornal da nossa diocese noticie o nosso bispo,que é um homem tão "simpático, tão culto, inteligente, humano, humilde e de paz", como já foi aqui descrito noutros posts. Mas nove ou dez notícias no mesmo jornal e uma data de fotos com o senhor bispo não lhe parece um bocadinho exagerado para um só número do jornal?

Anónimo disse...

Oh, então é porque não é assinante dos jornais: Voz Portucalense e Voz da Verdade (Lisboa e Porto)... Não esquecer o que foi o bispado de D. Montes.

Anónimo disse...

"Não esquecer o que foi o bispado de D. Montes". Houve um bispado de D. Montes?
Olha, não dei por nada!!!

Anónimo disse...

Eu também não...

Anónimo disse...

Faz-me fata gente positiva e de bem com a vida. Se esta imagem é repetida os telejornais tb o são de uma ponta a outra dia após dia.

Anónimo disse...

Gente positiva, simpática, bonita, humilde, esperançosa, bondosa... Há muita gente assim. Podem ter sido escondidos pelo negrume que por aí anda, mas não deixam de existir e espalhar o seu perfume. Venham mais bispos como estes (Lamego e Bragança-Miranda) e divulgue-se muito a sua imagem. Vale a pena ver. O "excesso de zelo" na divulgação perdoa-se facilmente e não se confunde com o pecado da vaidade que parece estar aqui a querer ser demonstrado (pelo menos num dos posts).

Anónimo disse...

Não há dúvida, D. Cordeiro provoca sempre muitos comentários. A postagem não podia ter sido mais pertinente. Parabéns ao gestor do blogue, que a postou "para gáudio de uma série de frequentadores deste blogue", nos quais me incluo. Ousaria acrescentar também ADMIRADORES (do blogue e de D. Cordeiro).

Anónimo disse...

Halla D. José!!! Como se costuma dizer no Barnabéu. É uma pessoa magnífica.

Anónimo disse...

"È uma pessoa magnífica". Mais palavras para quê?

Anónimo disse...

Só conheço dos jornais e da televisão. É muito bonito, mas parece vaidoso...

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...