terça-feira, 3 de janeiro de 2012

José María Castillo: "Há medo na Igreja"

No "Público" de hoje. Um homem livre.





26 comentários:

Anónimo disse...

Acabei de ler o artigo. Vai mesmo ao encontro do comentário que fiz no post anterior. Nem de propósito.

Medo na Igreja há e muita hipocrisia também. Mas as dioceses são diferentes. Na Igreja como em todo o lado.

Anónimo disse...

As dioceses são diferentes??? Como??? Acaso são autónomas da igreja? Acaso não dependem da autoridade do bispo? Acaso este, para ser "escolhido" não tem que ser submisso e conservador (medíocre, como afirma Castilho)?
Na igreja há medo, hipocrisia, submissão, culto ao superior (não confundir com Deus), mentira, vaidade e MUITA PODRIDÃO DE VALORES.
Evangelho???
Quer lá essa gente saber dos Evangelhos!

Anónimo disse...

Se calhar quer saber o padre que deu esta entrevista do evangelho...

Anónimo disse...

É claro e óbvio que o padre que deu a entrevista quer saber do Evangelho e só do Evangelho. Tem dúvidas? Leia com atenção! Culto ao Papa, aos Cardeais e aos Bispos é o que mais há por aí. Jesus Cristo passou a segundo plano. INFELIZMENTE!

Anónimo disse...

Se não é verdade que há "culto" a essas pessoas, parece... Na minha diocese é uma loucura com o bispo. Esta gente parece que perdeu o juízo.
Só não acredito que o bispo promova, ou aprecie este desvario todo. Estará é rodeado de lambe-botas que tudo fazem para lhe agradar e o distrair do que é importante. Provavelmente até já viu, porque é uma pessoa muito inteligente, mas talvez lhe falte pulso para travar certas coisas...

Anónimo disse...

Distrair do que é mais importante. Isso não acontece de certeza. Ora o mais importante... não tem discussão. Estou de acordo com a expressão de "lambe botas". Infelizmente isso acontece. Parabéns pela forma como o referiu e não o digo com ironia nenhuma. Mas estas coisas têm 2 milénios, aos apóstolos aconteceu-lhes igual e depois foi o que se viu em Sexta Feira Santa. Vamos ao importante. Quanto ao pulso: a liberdade é das coisas mais belas, resta-lhe ao dito bispo propor e orientar ao jeito de Cristo.

João "o discípulo amado" Silveira disse...

"Jesus era Deus ou homem? Em primeiro lugar, foi homem. Através de São Paulo e dos Actos dos Apóstolos, sabemos que foi exaltado depois da ressurreição. Jesus é Deus? Esta é uma pergunta que supõe que eu já sei quem é Deus e como é Deus."

Este senhor padre nem sequer é cristão e quer ser professor de teologia? Isto deve ser para os apanhados.

Anónimo disse...

Ao 22:49. Este bispo ainda vai em Domingo de Ramos. Espero que nunca chegue a Sexta Feira Santa.

Anónimo disse...

"A liberdade é das coisas mais belas", sem dúvida.
Acontece que, quem se cala é conivente...
"Propor e orientar ao jeito de Cristo" aceitando e participando no circo e no culto ao bispo? Em que ficamos?

Anónimo disse...

Particiapar no circo e no culto? Dá-me é impressão que há aí uma certa dor de coto ó 13:24. O culto para mim é a Eucaristia, os sacramentos, a Tradição, Sagrada Escritura etc etc. Circo? Há espectáculos bem melhores que o circo. Biba o cotovelo.

Anónimo disse...

A propósito de medo,alguém me dá notícias do Pe. Mário Oliveira, o dos livros polémicos?

Anónimo disse...

Belo comentário 14:03, sim senhor! Da "Tradição" também faz parte ficar ressaibiado com a VERDADE, ou só fazem parte as GRANDES MENTIRAS?
"Sacramentos": quais? Os do dinheiro e do poder?
"Eucaristia": A VOSSA, a da MENTIRA!
"Sagrada Escritura": a dos textos que VOS INTERESSAM! Os outros, são Apócrifos, porque NÃO INTERESSA dizer a verdade! É preciso que o povinho tenha medo e PAGUE para ser "salvo", não é assim?

Anónimo disse...

Ó das 17.51: se queres os evangelhos apócrifos vais ter de ir a uma livraria... católica porque as outras (a maioria nem os possui sequer). Acho melhor começares a trabalhar já para construires ou fazeres uma nova igreja visto que o cotovelo afinal é o dinheiro.

Anónimo disse...

18:16. Não sabe o que diz, está perdoado(a). Cotovelo??? Só se for o seu... Porque será que só as livrarias católicas possuem os evangelhos apócrifos, porque será???
Construir uma nova igreja? Mais uma??? NÃO, OBRIGADO! Já basta o que basta!

Anónimo disse...

Só falta agora dizer que os evangelhos apócrifos vendidos nas livrarias católicas estão alterados. Volto a referir ó senhor 19.11h, não encontra na maior parte das livrarias. E olhe que eu já comprei os meus há cerca de 12 anos portanto...

Anónimo disse...

Há cerca de 12 anos...Percebi. Não vale a pena debater com quem prefere NÃO PENSAR!

Anónimo disse...

Fico agora a saber que os apócrifos são alterados somente depois de 12 anos... Deixe-se de brincadeiras e repito-o: faça uma visita à maior parte das livrarias e verá que não encontra os livros apócrifos disponíveis. Aonde vai encontrá-las é precisamente nas livrarias católicas. Não fuja ao assunto caro 22:54 e não venha dizer em estilo irónico que por alguma coisa está nas católicas. Mas a realidade é essa nua e crua. Experimente...

Anónimo disse...

Olhe mais uma: pergunte ao autor do blogue se na livraria aonde colabora não têm à disposição os livros apócrifos. Muito boa noite ó senhor 22.54H e sonhe com os... Apócrifos.

Anónimo disse...

Caso não tenham posso garantir que a maior parte das livrarias católicas que conheço em Portugal têm à disposição os ditos livros.

Anónimo disse...

"Só falta agora dizer que os evangelhos apócrifos vendidos nas livrarias católicas estão alterados".
Admire-se!!!
Como diz o velho ditado: "Quem faz um cesto, faz um cento."
Já agora, como pode insinuar que ainda não os li e que não os comprei, precisamente, numa livraria católica?!
Brevemente terei oportunidade de estudar alguns originais.
Este debate que agora ENCERRO, nada tem de pessoal consigo, que nem sequer conheço.
Tenha um FELIZ 2012!

Anónimo disse...

Quem ler os posts fica sem perceber se estes visitantes do blogue são de opinião que há ou não, medo na igreja católica. Discutem apócrifos porquê? O objectivo é distrair-nos do essencial? Há medo na igreja, sim. E muito! Medo de padres, diáconos, acólitos, leigos e até bispos têm medo. Pudera!!! As mentiras arrastam-se há 2 mil anos! Atrás de umas vieram outras, aquilo agora é uma embrulhada, por isso têm que se calar, se não calam-nos. Vejam o Pe. Castillo...

João "o discípulo amado" Silveira disse...

Eu cá para mim não existe matemática, começaram a inventar a inventar e agora está uma trapalhada tão grande. Vejam lá que me contrataram para ensinar matemática e fui para lá ensinar francês. E não querem ver que os malandros me despediram? Ah já não se pode ser livre de ensinar o que queremos...25 de abril já!

Anónimo disse...

23:28, é o meu CROMO favorito!

Anónimo disse...

Ó das 20.15 se dizes isso é porque te incomoda e muito.

Anónimo disse...

Incomodar? Quem me diverte nunca incomoda. DIVERTE-ME!!!

Anónimo disse...

01:09, você tem os apócrifos há 12 anos, suponho que os leu... mas parece que continua na mesma, "como a lesma", preferindo não pensar... ou fazer crer que não percebeu.

Semana dos Seminários

Parece que se dizem agnósticos (ou o mais conhecido deles). Mas a simbologia católica (sim, mais católica do que simplesmente protestante ou...