quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Série sobre os Bórgia, hoje no AXN

Começa hoje a série "Os Bórgia", com Jeremy Irons no papel de Alexandre VI. Passa no canal AXN, às 22h25.




Sendo sobre a família Bórgia, que deu à Igreja o Papa Alexandre VI e inspirou "O Príncipe" de Maquiavel, pode-se esperar desta série quase tudo: luxúria, poder, intrigas, sangue, dinheiro, arte.


A promoção do canal diz o seguinte:
Os Bórgia é um retrato complexo e cru de uma das famílias mais intrigantes da História. Jeremy Irons interpreta Rodrigo Bórgia, o astuto e manipulador patriarca da família, que se move nas mais altas esferas do poder da era renascentista. A série começa quando Rodrigo Borgia se torna Papa Alexandre VI. A história desta série acompanha ainda os seus filhos Cesare (François Arnaud), Juan (David Oakes) e a sua bela e escandalosa filha Lucrezia (Holliday Grainger). Os Bórgia segue a ascensão desta família até se tornar na mais poderosa e influente do Renascimento italiano e que viria mais tarde a inspirar Maquiavel (“O Príncipe”) e Mário Puzo (“O Padrinho”). Os Bórgia é da autoria de Neil Jordan, realizador de “Jogo de Lágrimas” premiado com um Óscar da Academia, responsável também pela produção executiva e que realiza ainda os 2 primeiros episódios.
Para já, parece-me que a figura de Alexandre VI, do ponto de vista estético, sai beneficiada com Jeremy Irons.





Vai ser uma série boa para conhecer este período da história da Igreja e do mundo e para catar incongruências históricas, como a Colunata de Bernini, que se vê no trailer (pode ser que seja só no trailer), numa época em que o escultor ainda não tinha nascido. Aliás, no tempo de Alexandre VI, ainda nem a Basílica de S. Pedro como a conhecemos tinha sido construída.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...