terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

22 de Fevereiro de 1857. Nasce Baden-Powell



Baden-Powell, o tenente-general britânico que fundou o escutismo em 1907, nasceu no dia 22 de Fevereiro de 1857 e morreu no dia 8 de Janeiro de 1941.

Anglicano, considerava que todo o escuteiro devia ter uma religião, embora hoje haja pelo mundo muito escutismo indiferente à questão religiosa. Escreveu: “O homem de pouco vale se não acreditar em Deus e obedecer às suas leis”. E ainda: “Visamos a prática do cristianismo na vida e nos afazeres de todos os dias, e não apenas a mera profissão da sua teologia aos domingos”.

Noutro discurso aos escuteiros, deixou formulado o célebre preceito WWJD (What would Jesus do?): “Acho bastante curioso que homens que se dizem bons cristãos se esqueçam tantas vezes, perante uma dificuldade, de fazerem a si mesmos esta simples pergunta: «O que é que Cristo teria feito nestas circunstâncias?», e decidir em conformidade. Lembra-te de a fazer na próxima vez que estiveres em dificuldades ou que não saibas como proceder”.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...