domingo, 22 de agosto de 2010

22 de Agosto de 1241. Morre o Papa que não gostava de gatos

Gregório IX (Ugolino di Conti) foi papa de 19 de Março de 1227 até 22 de Agosto de 1241. Gregório IX continuou a política de centralização e supremacia papal em relação aos principais reinos europeus, às heresias (criando a inquisição papal – já existia uma versão da inquisição no sul de França para combater os cátaros) e aos judeus (decretando a doutrina da submissão dos judeus).

Canonizou Domingos de Gusmão, fundador dos dominicanos, António de Lisboa e Francisco de Assis, fundador dos franciscanos, tendo sido amigo pelo menos destes dois últimos.

Numa carta de 1232, “Vox in Rama”, Gregório IX escreveu que os gatos são instrumento do mal, símbolo de heresia, o que, além de ser mau para os gatos, foi péssimo para os humanos. Os ratos que espalharam as pulgas com bactérias da peste negra encontraram as populações europeias pouco apetrechadas de gatos.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...