sexta-feira, 2 de julho de 2010

2 de Julho de 1566. Morre Nostradamus

Michel de Nostredame, mais conhecido por Nostradamus (Saint-Rémy-de-Provence, 1503 — Salon-de-Provence, 02-07-1566), foi médico e alquimista, mas é conhecido pela sua clarividência. Em 1555 escreveu “As profecias” (quadras em decassílabos, reunidas em grupos de cem, daí serem conhecidas por “centúrias”), que supostamente falam de acontecimentos do futuro, como eleição de papas, sucessão de reis, guerras e outros acontecimentos de relevo.

Em 2006 alguém interpretou uma das quadras como predizendo a vitória da Espanha no mundial. Diziam os versos que o rei viria de lá dos montes - que interpretaram como sendo os Pirinéus - com o ceptro mundial. Como é sabido, foi a Itália que venceu o Mundial da Alemanha. Mas nesse ano, pela primeira vez, a Espanha venceu o mundial de basquetebol, que decorreu no Japão. Talvez os montes do verso fossem os Urais… Ou talvez o ano em questão não fosse 2006, mas 2010, até ver.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...