quinta-feira, 1 de julho de 2010

1 de Julho de 1976. Morre Anneliese Michel, tida como possuída por uma legião de demónios

Anneliese Michel (Leiblfing, 21 de setembro de 1952 - Klingenberg am Main, 1 de Julho de 1976), jovem alemã, depois de esforços médicos infrutíferos, foi submetida a exorcismos pelos padres Ernest Alt e Arnold Renz, em 1975 e 1976. Morreu no dia 1 de Julho de 1976, num estado de grande debilidade física. Os seus pais, bem como os padres, foram acusados de homicídio por negligência e condenados.

O caso da jovem alemã está bem documentado (na Internet não faltam vídeos, documentários e montagens amadoras, alguns com som original - num documentário checo, recente, julgo que é a mãe da jovem, velhinha, que dá o depoimento).

Numa das sessões, Anneliese dizia estar possuída por seis demónios diferentes: Lúcifer, Caim, Judas, Nero, Hitler e Fleischmann (padre do século XVI). Mais tarde, a Conferência Episcopal Alemã veio dizer que não se tratou de uma verdadeira possessão.

O caso de Anneliese Michel esteve na origem do filme “O Exorcismo de Emily Rose” (não confundir com “O Exorcista”, que é anterior).

É interessante falar do facto porque daqui a dias vai ser apresentado em Lisboa e no Porto uma "Summa Daemoniaca", com o subtítulo "Tratado de Demonologia e Manual de Exorcistas" (ed. Paulus). O autor é espanhol, José Antonio Fortea.

A Demonologia é uma disciplina que não faz sentido na Teologia (a começar por, na Bíblia, não haver confusão entre demónio e diabo; o diabo nunca possui; mas os demonólogos modernos falam em possessão diabólica, o que é incongruente), apesar da afirmação Baudelaire. Dizia o poeta que a maior astúcia do diabo (ou seria demónio?) era não acreditarem nele. Voltarei ao assunto. Demónios, só como metáfora.

Sobre Demónios, Diabo e Evangelhos, ver texto de 28-09-2010, aqui.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...