quinta-feira, 3 de junho de 2010

Um clássico: Max Weber, o capitalismo e a ética protestante

Com o “Público” de hoje, por mais 5,95 euros, um clássico da sociologia, mas também da economia e da teologia: “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, de Max Weber.

Confesso que já hoje dediquei mais tempo a este livro do que o que devia – o que comporta alguma ironia pois a ética protestante é uma ética do dever e eu tenho simpatias pelo capitalismo com ética cristã. Portanto, devia estar ocupado com o dever, em vez de estar a fruir do livro.

Até hoje só tinha treslido esta obra-prima. (“Tresli”, como dizem os bloquistas, quando lhes perguntam se já leram “O Capital”. Tresler é uma maneira de dizer que se leu o que não se leu, que apenas se pousou os olhos sobre uns resumos e umas citações). Mas hoje comecei a ler e só pela introdução (19 páginas) e pelas primeiras páginas já pensei uma dúzia de vezes: “Onde é que eu já ouvi isto? Tanta gente que já aqui veio beber”. Um clássico absoluto.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...