quinta-feira, 3 de junho de 2010

Artes no claustro ou Deus entre as caçarolas

Licores, vinhos, hóstias, artes plásticas, doces, velas e terços são algumas das coisas feitas por religiosos e religiosas que estão expostas no Mosteiro de S. Vicente de Fora, em Lisboa, até 5 de Junho. António Marujo fala da exposição no “P2” de hoje, dando ao texto o título “Deus entre os tachos”, que remete, como cita, para um texto de Santa Teresa de Ávila:

“Outras pessoas ainda conheci a quem aconteceu da mesma sorte. Não as via há bastantes anos; e, perguntando-lhes eu em que os haviam passado, me diziam que todos em ocupações de obediência e caridade. Por outro lado, achava-as tão medradas em coisas espirituais que me espantavam. Eia, pois, filhas minhas! Não haja desconsolo quando a obediência vos trouxer empregadas em coisas exteriores. Entendei que até mesmo na cozinha, entre as caçarolas, anda o Senhor” (“O Livro das Fundações”).

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...