segunda-feira, 17 de maio de 2010

Um ano de Tribo de Jacob

O meu blogue faz hoje um ano. Nasceu no dia 17 de Maio de 2009 como resposta pessoal ao apelo de Bento XVI na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2009: “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”.

Desde esse dia até hoje, coloquei no blogue 1391 mensagens, o que dá uma média de 3,8 por dia. Na realidade, mais de metade não são mensagens originais, mas artigos da imprensa escrita, referências de outros blogues, imagens da grande rede, poemas de vários livros.

A minha intenção óbvia é dar sinal da presença cristã na cultura. “Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”. Por certo, Bento XVI já se referia às redes sociais, mas em matéria de tecnologias, gosto de andar um passo atrasado. Perde-se menos tempo e é-se menos esquizofrénico.

No início pensava: dentro de um mês devo ter uma média de 100 visitas diárias. Como um pouco de modéstia nunca faz mal, só alcancei tal número passado quase um ano.

Espero manter o mesmo ritmo durante o próximo ano. A todos os que de vez quando me visitam, obrigado pela visita.

8 comentários:

Fernando Correia de Oliveira disse...

parabéns!

Anónimo disse...

Caro Jorge Pires Ferreira,

parabéns por um ano de blogue! Espero que o Tribo de Jacob se mantenha, fiel à mesma qualidade e orientação.

Um abraço,

João de Mancelos

Fernando Cassola disse...

Viva,
de facto, permite-me partilhar contigo que o teu blogue faz parte das minhas leituras diárias, não dispenso a leitura aos teus posts diariamente.
Na realidade, paralelamente a mais meia dúzia de blogues sobre religião, considero que estará no top 5 dos blogues de temática religiosa escritos em bom português.
A qualidade dos textos que colocas, a selecção das imagens, a seriedade com que abordas os temas (fugindo ao tradicional populismo) e ainda a cadência dos posts, fazem do teu blog uma referência nacional !
Muitos parabéns e que continues por muitos e bons anos ...

Fernando Cassola Marques

maria disse...

muitos parabéns!

Pedro José disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro José disse...

Parabéns com atraso relativo... a leitura do teu blog é um vício (não chega a ser pecado...) não vamos entrar em matéria de moral teológica... hoje um amigo 'pouco crente' (o mesmo queria dizer pouco "praticante sacramental"...) disse que não tem sentimento de culpa (- pensei graças a Deus...) e o mesmo acontece comigo quando leio o "tribo de jacob" ás 1h24 e ter de me levantar às 4h00 para viajar... nossa santa corporeidade que é santa espiritualidade (rebelde ou não) presente na tua a "Tribo global..." se isto vir a fechar por falta de tempo ou dinheiro...esta coisa vai ser terrível... FICAREI ORFÃO!!!

Emília disse...

Descobri o seu blogue. Muito interessante dá uma imagem muito importante daquilo que deve ser hoje a Igreja: aberta e dialogante. Parabéns!

paulo disse...

Parabéns! Sou um dos cem. Este blog é um verdadeiro serviço público, à Igreja, à cultura e a toda sociedade.
Bem haja!

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...