O fim-de-semana passado foi fértil em informação religiosa na imprensa generalista. Não só por ser o fim-de-semana de Páscoa, embora a quadra ajudasse. E para lá dos abusos sexuais.
Vou fazer aqui um elenco do que saiu no "Diário de Notícias" de sábado e de domingo (e não falo de droga traficada em ovos de Páscoa, da “operação Páscoa”, da indústria dos folares, etc.). Com links, no caso de encontrar os textos on-line.
DN de sábado, 3 de Abril
No caderno principal
* “Os dias da passagem”. Reportagem de Fernanda Câncio (texto) e Jorge Amaral (fotos) sobre a Páscoa judaica e as Páscoas cristãs.
* “Cardeal-patriarca pede perdão por pecados da Igreja”. Texto de Filipa Ambrósio de Sousa sobre as celebrações de Sexta-feira Santa em Lisboa.
* “O papa guardião do terceiro segredo de Fátima”. Texto de Paula Carmo, sobre a vinda de Bento XVI a Portugal, seguido de entrevista a Manuel Morujão, porta-voz dos bispos portugueses, que diz: “A ligação de Bento XVI à mensagem da Cova da iria é muito forte”.
* “A fé na Via Sacra dá lugar ao turismo”. Texto de Susana Salvador sobre a recriação de crucifixões pelo mundo.
* “A cruz do mundo”. Opinião de Anselmo Borges.
* “Abriu a caça aos padres (III)”. Opinião de Ferreira Fernandes.
No "DN Gente"
* “O monge que teve mais fé na história” (na capa). Entrevista de João Céu e Silva a José Mattoso (fotos de Gonçalo Vilaverde). (Excelente entrevista e muita imprecisão geográfica. Do Carvoeiro, lugar de Valemaior, Albergaria, que não é recôndito, é impossível ver a auto-estrada Lisboa/Porto. Vê-se é a A25, que liga Aveiro a Espanha.)
* “Óscar Romero. O Bispo da América morto há 30 anos pela ditadura de El Salvador”. Texto de Susana Salvador
DN de domingo, 4 de Abril
No caderno principal
* “Num caso de abuso, com certeza iria à polícia”. Entrevista, confusa, a D. Januário Torgal Ferreira, por João Marcelino (DN) e Paulo Baldaia (TSF)
* “Um quarto dos portugueses não crê na vida eterna”. Texto de Rita Carvalho sobre a crença na ressurreição, na qual 10 por cento dos que vão à missa com regularidade não acreditam.
* “Muitas paróquias deixaram para depois da Páscoa os preparativos da visita do Papa”. Texto de vários sobre a forma como paróquias menos e mais crentes preparam a visita de Bento XVI.
* “Críticas judaicas abrem nova crise para o Vaticano”. Texto de Abel Coelho Morais sobre a polémica desencadeada pelas afirmações de Raniero Cantalamessa.
* “O túmulo de Cristo na Caxemira”. Texto de Patrícia Viegas sobre o túmulo de um pregador muçulmano medieval que tem sido publicitado como sendo o de Jesus.
* “As outras vítimas da Igreja”. Opinião de Alberto Gonçalves.
Na "Notícias Magazine"
* “Mulheres na religião”. Texto de Ana Catarina Pereira e fotografias de Rui Coutinho. Como cinco mulheres vivem as suas religiões: Ana Vivente (católica), Míriam Lopes (metodista), Esther Mucznick (judia), Faiza Erraoui (muçulmana) e Tsering Paldron (budista).
* “São José e as Três Irmãs”. Texto de Alice Vieira suplemento infantil “Terra do Nunca”.
* “A consciência tranquila”. Opinião de Manuel António Pina.
Sem comentários:
Enviar um comentário