quarta-feira, 7 de abril de 2010

7 de Abril de 1614. Morre El Greco

"Ressurreição de Cristo" (Museu do Prado)

Doménikos Theotokópoulos nasceu em Heraklion, na Ilha de Creta (na altura, pertencia à República de Veneza), em 1541, e morreu em Toledo, Espanha, no dia 7 de Abril de 1614.

Assinava as obras com o nome original e ficou conhecido por “El Greco”, “O Grego”. As suas figuras alongadas e as cores não naturais, ditas fantasmagóricas, tornam este pintor único e impossível de enquadrar em qualquer corrente da época. Há quem diga que pintava assim porque sofria de astigmatismo.

E um dia terá dito, ao visitar a Capela Sistina: “Miguel Ângelo pode ser uma excelente pessoa, mas nada entende de pintura. Se deitarem fora toda esta obra, eu poderei refazê-la com mais honestidade e decência”. Esse episódio e outros fizeram com que tivesse de deixar a cidade dos papas.

De El Greco disse Picasso: “O primeiro cubista”. No seu túmulo, em Toledo, está escrito: "Aqui jaz o grego de quem a natureza aprendeu a arte”.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...