quinta-feira, 15 de abril de 2010

15 de Abril de 1446. Morre o arquitecto da Cúpula da Catedral de Florença

Filippo Brunelleschi morreu no dia 15 de Abril de 1446, em Florença, onde nascera a 1377. Foi o autor da Cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença, a primeira cúpula de grandes dimensões construída em Itália desde a Antiguidade (lá foi sepultado).

Brunelleschi, que começou por ser ourives, projectou também o Hospital dos Inocentes, o Palácio Pitti, as igrejas de São Lourenço e do Espírito Santo e a Capela Pazzi.

Foi também o inventor da perspectiva linear, por volta de 1425. Consta que desenhou vários dos monumentos de Florença em perspectiva e fez uma demonstração pública com o Baptistério de Florença (o baptistério está separado da Catedral, à frente): com um espelho tapava parte do Baptistério e nele reflectia sua pintura fazendo com que o observador tivesse dificuldade em distinguir o edifício real da pintura.

Faceta menos conhecida foi a de inventor de maquinaria para as representações teatrais de episódios bíblicos. Estas representações eram comuns na época, mesmo em celebrações litúrgicas (seriam um dos alvos da iconoclastia protestante), exigindo por vezes guindastes e fogo-de-artifício para representar anjos e teofanias, por exemplo.

Seis anos após a morte de Brunelleschi, no mesmo dia, nasceria Leonardo da Vinci.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...