terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

16 de Fevereiro de 1928. Nasce Pedro Casaldáliga

Pedro Casaldáliga, bispo no Brasil desde 1971, nasceu perto de Barcelona em 16 de Fevereiro de 1928. Faz hoje 82 anos. Actualmente está muito doente. Sofre de Parkinson e diabetes. E as oito malárias que teve ao longo da vida também não serão alheias à debilidade.

Mas continua lúcido como sempre. Veja-se a reportagem da TVE em 2005, pouco depois de ter deixado os comandos da diocese de São Félix do Araguaia, território em grande parte povoado por indígenas.

Defensor dos indígenas (e crítico também de Lula nesse campo) e anticapitalista, Casaldáliga é dos nomes mais destacados da Teologia da Libertação. Concorde-se ou não com as suas posições (as suas cartas a Fidel Castro esquecem os aspectos mais negros), ninguém lhe nega a coerência e a voz profética que é.

Várias vezes ameaçado de morte, dele disse Paulo VI: “Quem toca em Pedro, toca em Paulo”.

Os seus escritos, cartas, poemas, circulares, entrevistas, em português e espanhol, estão todos na sua página pessoal, tudo disponível, tudo gratuito, claro, aqui.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...