quinta-feira, 19 de novembro de 2009

"Breve Sumário da História de Deus", no Porto

O TNSJ (Teatro Nacional São João - Porto) apresenta de 20 de Novembro a 20 de Dezembro, de terça a sábado às 21h30 e ao domingo às 16h, "Breve Sumário da História de Deus", de Gil Vicente (magnífico título).

Leio no sítio do TNSJ:

Estreado na corte de D. João III “na era do Senhor de 1527”, o auto propõe um especioso mosaico de passos das Sagradas Escrituras – da Queda do Homem à Ressurreição de Cristo – e possui uma densidade retórica que, cruzando a exaltação lírica e o impulso satírico, amplia as potencialidades de representação muito para lá do mero intuito doutrinal. Da adoração de Abel à “voz que clama no deserto” de João Baptista, passando pelas provações de Job ou pelas profecias de Isaías, Vicente promove um casting bíblico para contar (usemos, para efeitos promocionais, o título de um dos blockbusters de Hollywood) a maior história de todos os tempos. Também habitado por figuras malignas e pelas alegorias do Mundo, do Tempo e da Morte, "Breve Sumário da História de Deus" revela-nos, afinal, a misteriosa condição de criaturas cuja desesperada humanidade se redime na esperança de Deus.

Trata-se do primeiro texto encenado no TNSJ sob a direcção artística de Nuno Carinhas.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...