domingo, 9 de novembro de 2014

O Muro de Berlim caiu, mas nem um cristão ajudou com uma martelada?

Pedaço do Muro de Berlim em Fátima

Ainda não li muito da imprensa de hoje (passei os olhos por todo o "Público" e "DN", ambos em papel), mas, do que li e vi, noto uma ausência gritante nos textos sobre a queda do Muro de Berlim, que se deu há 25 anos. Nada se fala do Solidariedade na Polónia, que realmente foi o motor que desencadeou o fim da Guerra Fria, muito menos de João Paulo II, e igualmente nada dos cristãos que em cidades da RDA como Leipzig se vinham organizando em favor da liberdade política. Parece que o fator religioso nada teve a ver com o fim de um regime confessionalmente ateu. Daí a minha interrogação brechtiana no título. (Voltarei aqui se entretanto as notícias impressas me desmentirem.)

6 comentários:

Anónimo disse...

http://www.vercapas.com/capa/sol.html

Anónimo disse...

António Jorge é lamentável não colocares as notícias deste fim de semana no blog Tribo de Jacob. O Cardeal-Patriarca de Lisboa (O homem sonha... sonha... sonha... e nunca mais chega o dia) vai falar do Papa Francisco a um bar da maçonaria. O jornal «Sol» foi o único a falar nisso ver em «http://bardoalem.blogspot.pt/2014/10/a-mensagem-do-papa-francisco-ansliada-e.html» e o pertinente artigo do padre Calado Rodrigues no Correio da Manhã desta sexta feira «Ser Bispo é...» Será que o cardeal patriarca (ele pensa que é) ainda não intuiu os pensamentos do Papa Francisco. Ele gosta de «evangelizar» no bar do além. Evangelização para ele é pagar o prémio pessoano que recebeu. O bispo de Lisboa (pensa que é cardeal e tem o título de matriarca)é um vendido. Devia ser mais pastor e menos "bispo" (nunca o foi) das revistas cor de rosa. Com tanta cor... qualquer dia é arco-iris.

Adérito

Anónimo disse...

Falais tanto de D.Manuel mas o certo é que o homem faz o que lhe compete - visitas pastorais. Falai mas é de D. Santos que deixou os professores de EMRC "entalados". Ide dar uma volta. Não tenhais dúvida de que é bispo e futuro cardeal. Duvidais? Em fevereiro esperemos.

Anónimo disse...

Esse D. Manuel Clemente é da maçonaria. Deixou o terreno todo minado ao D. António Francisco dos Santos. Com este papa esse Clemente nunca irá ao título que tanto deseja. As roupas que tem no armário só serão utilizadas com outro Papa
Meu querido e amado Papa Francisco vive mais 30 anos...
Jonas

Anónimo disse...

Porque não arranjam ou inventam um forum onde phalem à vontade dos bispos?

Anónimo disse...

Ó Adérito do padre Calado, por acaso o bispo da sua terra é melhor que o Patriarca de Lisboa? Só se os bordados do avental forem diferentes! Talvez mais elaborados, de acordo com o grau... Esse sim quer chegar a cardeal e está cheio de pressa!

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...