quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

É daqui a pouco, na Bertrand do Chiado: Biblista católico e pastor evangélico falam sobre Jesus

O padre Joaquim Carreira das Neves, biblista e antigo professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, e o pastor evangélico Tiago Cavaco vão juntar-se para uma conversa pública intitulada "Ler Jesus".

Contando também com a participação de António Marujo, jornalista especializado em temas religiosos, o encontro organizado pela revista “Ler” e Livrarias Bertrand decorre a 13 de fevereiro, em Lisboa.

«Ler Jesus, como ler Jesus?, que palavras dizem Jesus?, Ele está sempre no meio de nós?, existe um antes e um depois na vida de Jesus?» são algumas das questões que motivam o debate moderado pela jornalista Anabela Mota Ribeiro.

António Marujo é o autor de uma entrevista recente ao religioso franciscano, publicada no livro “O coração da Igreja tem de bater” (ed. Paulinas), volume que inclui textos inéditos do investigador sobre dez temas.

Tiago Cavaco, pastor da Segunda Igreja Batista de Lisboa, assinou recentemente o livro “Felizes para sempre – e outros equívocos acerca do casamento” (ed. Cego, Surdo e Mudo).

A sessão, com entrada livre, começa às 18h30 na Livraria Bertrand do Chiado.

Tirado do SNPC.

12 comentários:

Anónimo disse...

Acho o Tolentino bem superior ao Carreira. Transmite muito melhor a mensagem. O Neves é muita palha e repetitivo.

Anónimo disse...

O Neves vai direto ao ponto, queria você dizer?
Quanto ao Tolentino, faz floreados.

Anónimo disse...

Tolentino é uma vacuidade envolta em palavras "ricas" retiradas a molhos de dicionário.

Anónimo disse...

Basta ir as livrarias ver o que o Neves vende... Nada. Cheguei a estar numa missa do Neves. Resumindo - nada. Papaguear não chega.

Anónimo disse...

«Ler Jesus, como ler Jesus?, que palavras dizem Jesus?, Ele está sempre no meio de nós?, existe um antes e um depois na vida de Jesus?» são algumas das questões que motivam o debate moderado pela jornalista Anabela Mota Ribeiro.

Confesso que dei umas boas gargalhadas sobre este post com todo o respeito pelo admin deste espaço!

“E o Verbo fez-se carne e habitou entre nós” (Jo. 1,14).

Dois “intelectuais” da Palavra e não conhecem a coisa mais simples e bela do Evangelho sobre Jesus! Deixa-me ver se entendi tudo: não é Jesus o próprio Verbo a Palavra encarnada? “Para quê “ler Jesus” se podemos viver com Ele e seguir os seus passos e a sua vida plasmada nos Evangelhos? Uma criança entende isto! Pergunto-me porque é que uma coisa tão simples leva dois doutos bíblicos a reunirem-se mum debate para destrincarem tais dilema! Já percebi melhor andarmos a brincar aos debates assim preenchemos o tédio espirituial que grassa pelas hostes intelectuais dos sábios do cristianismo! E nem vou falar dos oradores mas as escolhas na praça reflectem bem a que ponto a pobreza espiritual nos vão sujeitando!

Anónimo disse...

Nem mais 12:32 da tarde!

Anónimo disse...

Já vos estou a andar com Jesus sem explicadores... Deixem de ser poetas... Isto é como na confissão. Ou ides ao padre ou não há perdão... Bem o sabeis só que andais por atalhos...

Anónimo disse...

6:40 da tarde confesso que não queria enveredar por tal caminho mas já que estamos a falar de “leituras” aproveitemos então!

“Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.O maior dentre vós será vosso servo.E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está;E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita;E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas. Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.
Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar. Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta.” Mateus 23, 8-38

E que resultado esperaríamos perante a cegueira e a teimosia humana para não ter que lhe dar outros nomes! Casas cada vez mais vazias não é não há mesmo como negar o óbvio!

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” I Tim 2,5

Será que é difícil para a cabeça destes doutos tal afirmação! Valha-nos Deus!

Anónimo disse...

Repito. O tolentino transmite o outro pouco diz...

Anónimo disse...


Gosto mais do Carreira das Neves. Simples, directo e eficaz. Não perco nenhum livro dele, vendam eles pouco ou muito.

Anónimo disse...

Fraqueco o Neves...

Anónimo disse...


Lírico, o Tolentino.

Para quando a primeira cardeal?

É inovação do Papa a nomeação de cardeal de um bispo auxiliar? O Papa Francisco disse no domingo que vai fazer cinco novos cardeais. Um de...