segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O dinheiro não é todo igual

O arcebispo de Braga escolheu como figura nacional em 2013 os bombeiros. Já a Cáritas, não sei se a diocesana de Setúbal se a nacional, recusou o dinheiro do calendário dos bombeiros de Setúbal. Por causa das imagens todas? Só por causa da de agosto (que não aparece na notícia)? Não sei. Mas parece-me bem a atitude de Cáritas. Nem todo o dinheiro serve para fazer caridade. Se mais dinheiro se recusasse (lembro-me sempre de um bispo que lembrava que os comerciantes intercontinentais de escravos gostavam de construir capelas lá na terrinha), mais a solidariedade seria efetiva.

Notícia do "Correio da Manhã" de ontem.

11 comentários:

Anónimo disse...

Os pudicos de turno a decidirem a fome dos mais pobres dos pobres tudo por causa da exposição publica de uns peitos mais musculados!

Como sempre religião e hipócrisia a darem as mãos em defesa da tática da avestruz convencida de ser a mãe de todas as purezas!

Será que esta gente não frequenta praias! Ou ainda trajam aqueles fatos de banho antigos a cobrir todo o corpo!

Jorge Pires Ferreira disse...

Louvo na Cáritas a recusa do dinheiro, pensando ela que vai contra os princípios pelos quais se rege.

Por outro lado, quando quis ver as imagens, encontrei-as em sítios e com comentários que eu mesmo, frequentando a praia de calções, repudio liminarmente.

Mesmo que não concordasse com os princípios da Cáritas, apreciaria a atitude de quem não vende os seus princípios (mesmo que errados - o que não é o caso da Cáritas).

Anónimo disse...

Apreciações à parte fica tudo dito na forma e no conteúdo quando tais opções são sustentadas sob convicções de quem está disposto a acolher nos outros princípios “mesmo que errados!

Não percebi como um espaço e a linha editorial assim como os comentários mesmo de estranhos sirva ao editor deste blog para avalizar as fotos perfeitamente naturais e normais na nossa sociedade! As fotos do Papa também aparecem e continuam a aparecer em inúmeros espaços dos midia para todos os gostos e onde abundam comentários de todas as cores e odores e nem por isso escutei alguém a avaliar Francisco em função de tais espaços! Ou a pessoa É ou passa a SER em função do espaço e da opinião alheia! Isto faz-me recordar certo fio de conduta e pensar em muitos espaços ditos cristãos e outros onde o parecer se sobrepõe ao ser!

Anónimo disse...

...é claro q a questão não tem nada a ver com com as pessoas andarem ou não em fato de banho na praia - toda a gente anda. é tão só de um mau gosto e falta de criatividade que faz chorar as pedrinhas da calçada. alguns perderam ou nunca tiveram noções de coisas q não se explicam... é uma especie de teresaguilherminização da sociedade (como já ouvi alguém dizer)que nos quer aproximar outra vez dos macacos...esses, muito tolerantes quando é para chamar os outros de intolerantes serão aqueles com as antenas sempre levantadas para cascar em tudo o q não segue a sua cartilha anarquista de mau gosto. no fundo intolerantes parece-me q todos somas só que uns acham q não são e são muito mais q os outros
jacome

Anónimo disse...

Haja uma alma caridosa que organize uma quermesse a fim de angariar fundos para comprar roupas para cobrir os Cristos quase desnudos que habitam nesses espaços sagrados frequentados por tais almas escandalizadas com a natureza humana!

Pelos vistos ainda existe muita alma cristã que tem como leitura biblica preferida a carta que Paulo escreveu aos Corìntios logo no 1º cap. e que me parece ser o modelo onde a burca ganhou raízes!

Haja algum tino e aragem suficiente que sopre para longe os suores fermentados nas axilas morais pelos espiritos ayatollahs que ainda não saborearam um bom banho da alma nessa Água da Vida que lava e purifica todos os olhares.

Anónimo disse...

'suores fermentados nas axilas morais pelos espiritos'.....chiça!!!!!!!!! (minha nossa!! Nunca tinha lido nada tão.......tão........nojento....arrrhhhheeejjjfff)
Jacome

Anónimo disse...

Antes de mais um bom ano para todos na paz do Senhor!

Não compreendo tanta celeuma em volta da decisão ACERTADA da Caritas. Os fins nem sempre justificam os meios! Quem diz o contrário está errado. E a maior parte dos comentários aqui expostos é no mínimo absurda para não dizer leviana, uma coisa é a exposição do corpo, que per si não é errada, tal como não é errado andar de calção no verão, ou até praticar naturismo nas praias que o permitam, isso é estar bem com o corpo que Deus nos deu, é fazer algo sem segundas ou terceiras intenções… Expor o corpo de forma a apelar á “embalagem” estimulando a libido alheia é transformar o corpo numa peça de carne, reduzindo o homem ou a mulher (neste caso o 1º) a um simples objecto desprovido de dignidade. Sendo a Caritas uma entidade que promove e defende a dignidade da pessoa humana não poderia concordar com o meio em causa, sob pena de se tornar incoerente indo contra os valores pelos quais se pautei-a!

Ismael

Anónimo disse...

O nojo senhor jacome retrata fielmente o rídiculo e a total hipócrisia do tema aqui exposto que fede demasiado a talibanismos!

HD disse...

O dinheiro não compra tudo, e em especial a Dignidade!
Acerca da Dignidade, o corpo seja ele de mulher ou de homem, não deve servir de “mercadoria”!
Também não se entende como é deveras importante para alguns tornar público, que se dá umas moedas! Dar e… fazer alarde disso é muito pouco cristão.
E para os que andam tão preocupados com a falta que este dinheiro pode fazer, arregacem as mangas e de forma discreta ajudem a quem passa ao vosso lado.
“Talibanismo” e “fundamentalismo” é alguém a coberto do anonimato vir aqui criticar uma posição, que de facto é acertada no plano dos valores cristãos!
HDias

Anónimo disse...

lol quando os cristãos compram plasmas e outros materiais mad in china toca a borrifar-se para os valores cristãos nem paramos sequer para pensar nos seres humanos incluindo crianças escravas e subnutridas nessas fábricas clandestinas e publicas caindo até à exaustão de morte para produzir em força esses objectos que adornam tanto lar cristão! E andamos nós a discutir aqui valores cristãos!

Anónimo disse...

e o anónimo das 7:17 pm comprou o seu computador made in "??". já agora conte-me o que fez pelos pobres operários chineses!
è facil falar...

Ismael

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...