domingo, 22 de setembro de 2013

Bento Domingues: "Católicos não cristãos"

Bento Domingues, no "Público" de hoje, fala dos "católicos não cristãos". Um excerto, que o texto todo estará cá amanhã:
Que se entende aqui por católico não cristão? Para o teólogo Martín G. Ballester, de quem recebi esta designação, trata-se de alguém que se atribui o título de católico de forma excludente. Considera-se a medida do verdadeiro católico e só pode ser católico quem for como ele. Católico é o seu pronto-a-vestir. Segundo Ballester, esses católicos costumam ser beligerantes. Reforçam a sua identidade na condenação do outro, isto é, naquilo que os separa. Procuram inimigos seja onde for, pois o que lhes dá vida é precisamente o inimigo. Além de beligerantes são intransigentes, incapazes de reconhecer algo de bom em quem não pensa como eles.

3 comentários:

Anónimo disse...


Peço desculpa por introduzir um comentário que nada tem a ver com o item em causa. Sou seguidor deste Blog, do qual gosto muito.

Reconheço aos intervenientes uma cultura teológica acima da média,e é por isso que recorro a vós a fim de pedir a amabilidade de me indicarem um bom comentário bíblico, (em português ou espanhol), que se possa encontrar à venda cá em Portugal. (Ou que seja passível de encomendar).

Mais uma vez peço desculpa por este off-topic, mas penso que neste Blog, há gente capacitada para me auxiliar da melhor forma. Por isso a vós recorri.

Os mais sinceros agradecimentos.

J. Lima

Anónimo disse...


Em português não há nada. Tente:

[www.bibleworks.com] Excelente programa para apoio ao estudo. Diria que é o melhor, com a única "falha" de ser um software pago.

Quase todos os recursos que algum dia você sonhou para um programa de estudo bíblico encontram-se provavelmente já implementados nesse. Inclui até cursos de introdução ao grego e ao hebraico.

Anónimo disse...


Espero que lhe seja proveitoso:

http://www.bibliacomentada.com/Biblia.aspx?IDLivro=1&Versao=1&Livro=GN&Nome=G%C3%AAnesis#axzz2fomVRCS6

Um abraço em Cristo

JMC

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...