domingo, 5 de maio de 2013

Bento Domingues: "Ditadura do medo"


Bento Domingues no “Público” de hoje.

Importa que a DSI passe a ser reelaborada com o contributo de especialistas das ciências sociais. Qual é o papel da Doutrina Social dos Papas nas Universidades Católicas e das investigações das Universidades Católicas na elaboração da DSI? Mas, para se poder chamar, com verdade, DSI tem de seguir a eclesiologia do Vaticano II (Lumen Gentium, 36 e a Gaudium et Spes). A Igreja é constituída pelas mulheres e homens que se reconhecem em Jesus Cristo. Todos juntos, não teremos medo.

Texto na integra, aqui, a amanhã.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jorge,

que lhe fazem pensar as seguintes palavras do Papa Francisco?

«[Freedom] is not about doing anything one feels like, allowing oneself to be overcome by passions, going from experience to another without thinking and following the fashions of the time; freedom does not mean throwing everything we do not like out of the window so to speak».

A mim fizeram-me pensar sobre o que é ser livre segundo Cristo. E a si?

Jorge Pires Ferreira disse...

Caro anónimo,

não conhecia estas palavras do Papa Francisco e nem lhe vou perguntar quando as disse.

Parece-me é que qualquer pessoa, digamos, humanista (mais no sentido continental), e mesmo ateia, pode subscrever a afirmação do Papa Francisco.

Conheço algumas pessoas de poucas referências cristãs que concordam com estas afirmações. Mas uma delas, se lhe dissesse que são do Papa Francisco, era capaz de torcer o nariz.

Em todo o caso, nas afirmações que me cita, o Papa só diz o que a liberdade não é.

Jorge Pires Ferreira disse...

http://www.periodistadigital.com/religion/vaticano/2013/05/04/francisco-libertad-no-significa-tirar-todo-lo-que-nos-nos-gusta-por-la-ventana-iglesia-religion-papa-santa-maria-salus.shtml

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...