sábado, 11 de maio de 2013

11 de maio de 1979. Óscar Romero encontra-se com João Paulo II


No dia 11 de maio de 1979, D. Óscar Romero teve uma audiência com João Paulo II. Dizem os relatos, do próprio em primeiro lugar, que saiu do encontro triste com o Papa polaco, tal foi a frieza demonstrada. João Paulo II pediu-lhe para ser mais cooperante com o governo de El Salvador.

Mais tarde, em 1983, numa visita a El Salvador, João Paulo II rezou no túmulo do bispo mártir. E em 1997, declarou-o "Servo de Deus".

Entretanto, há muito que os anglicanos o veneram no dia 24 de março, dia da sua morte (em 1980), enquanto alguns católicos contestam o estatuto de "mártir".

1 comentário:

HD disse...

Os Anglicanos colocaram na Abadia de Westminster a sua figura em estátua , como martir a par de outras 3 figuras do sec XX, que não sendo anglicanos , reconhecem-nos como exemplos de vida.( Irmã ortodoxa Elizabeth da Russia, Rev. Martin Luther King,Arcebispo Oscar Romero, e o Pastor evangelico Dietrich Bonhoeffer)
ver aqui http://en.wikipedia.org/wiki/File:Westminster_Abbey_C20th_martyrs.jpg

Nós Católicos reconhecemos homens de Deus exemplos de vida e martires
noutras confissões religiosas?

Seira interessante a Tribo de Jacob dar-nos a conhecer figuras destas que também são exemplo a seguir e que muitas das vezes pagaram com a sua vida, as suas opções de vida norteadas na Fé em Cristo.

HDIAS

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...