quarta-feira, 25 de julho de 2012

Milagres impossíveis

Conhecedor de certos ambientes vaticanos, em muitos dos seus aspetos, incluindo o das carteiras, Daniel Comboni (1831-1881), que também é santo, escreveu: "Todos os santos fizeram milagres espetaculares, mas nenhum fez, todavia, o milagre de ser canonizado ou deixar-se canonizar sem cobres".

7 comentários:

maria disse...

grande verdade. era curioso sabermos quanto custa um santo.

Anónimo disse...

Cara Maria. Olhe que sabemos. Há um livro sobre isso.

maria disse...

ai, há? Tipo preçário?

João Silveira disse...

"As pessoas que foram curadas em Lourdes também têm a percepção disso?"

Dr. Patrick Theillier (médico responsável do Bureau Médical de Lourdes) — Narro-lhe a história de um senhor de 67 anos, que veio aqui contar-me uma cura que ele obteve em 1963, exatamente há 40 anos, mas que ele nunca esqueceu.

Durante o serviço militar na Argélia, ele foi atingido por uma doença chamada sacro-coxalgia tuberculosa. Propuseram-lhe de vir a Lourdes, quando ele já estava havia vários meses no Hospital Militar de Bordeaux, repatriado por causa da doença. É preciso dizer que ele tinha sido declarado, pelo sistema de saúde francês, como 100% inválido, beneficiando-se com a aposentadoria correspondente a isso. Chegando aqui, sugeriram-lhe ir banhar-se nas águas de Lourdes. Ele aceitou, mas como havia um gesso de seu pescoço até os pés, impossível de ser retirado, foi apenas aplicada do lado de fora do gesso, no local dolorido, uma esponja umedecida.

Quando ele voltou ao hospital de Bordeaux e tiraram a radiografia, à qual ele se submetia a cada três semanas, todo mundo ficou surpreso de ver que a sacro-coxalgia estava completamente curada. Ele pôde voltar para casa, mas nunca esqueceu o milagre. Apesar de ter vivido no Haiti, no Chile e em Ruanda, a cada dois anos ele vinha em peregrinação agradecer a Nossa Senhora de Lourdes com toda sua família. Entretanto, ele nunca tinha vindo ao consultório. Só depois que ele me viu na televisão, veio aqui para descrever, com enorme emoção, a sua história. Foi obrigado diversas vezes a parar, de tanto que chorava ao contar aquilo que tinha vivido 40 anos antes, com pouco mais de 20 anos de idade.

Jorge Pires Ferreira disse...

"As pessoas que foram curadas em Lourdes também têm a percepção disso?"

Disso quê? De que é preciso dinheiro para o processo de canonização?

Os milagres impossíveis são impossíveis. Só são possíveis os milagres possíveis, como o Bernardo explica.

maria disse...

As pessoas que foram curadas através dos milagres em Lourdes (e não só) são manifestações (epifanias) de Deus para a fé. E as que lá foram, rezaram, suplicaram, e não foram curadas?

João Silveira disse...

Maria, como sabe, os caminhos do Senhor são insondáveis, e só Ele pode responder a essas perguntas.

No entanto pode ler um livro ou textos da sister bridget mckenna, que ajuda a entender algumo sobre isso.

Para quando a primeira cardeal?

É inovação do Papa a nomeação de cardeal de um bispo auxiliar? O Papa Francisco disse no domingo que vai fazer cinco novos cardeais. Um de...