sábado, 9 de junho de 2012

Do Corpo de Deus ao corpo na Linha

Sobre o fim do feriado do Corpo de Deus – ou supressão meramente temporária, se voltar mesmo em 2018 –, deixa-me perplexo a indignação de alguns eclesiásticos. Um exemplo. D. Nuno Brás (auxiliar de Lisboa) disse aos microfones da Renascença:
A Igreja poderia bater o pé e dizer 'não queremos', mas com que autoridade moral é que o faria? (…) Convenhamos que nós, os católicos, temos alguma culpa nisso. Se todos fossem à missa nesse dia em vez de irem para a praia, muito possivelmente não haveria Governo que tivesse condições para retirar este feriado (li aqui).
O Governo retirou este feriado? Sim, porque os feriados são todos do Estado. Mas não foi a Igreja (e no caso Conferência Episcopal coincidiu com a Santa Sé) que propôs que fosse este? Mais sensata parece-me a atitude de D. José Cordeiro:
Nós não deixamos de celebrar a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus, comummente designado como Corpo de Deus. Passa é para o domingo seguinte, deixando de ser feriado. [A supressão do feriado civil não traz] nada de grave e relevante (li aqui).
E em Bragança-Miranda não se faz sentir o efeito das praias da Linha.

25 comentários:

João Silveira disse...

Muito bem dito por Dom Nuno, é completamente verdade.

Anónimo disse...

Muito bem dito por D.José Cordeiro:
"Nós não deixamos de celebrar a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus (...). Passa é para o domingo seguinte(...)-."

Alx disse...

e quem nos dera que passasse, EFECTIVAMENTE, para o Domingo seguinte!!!

Anónimo disse...

Ambos os Bispos têm origem no mesmo lugar Colegio portugues em roma a mesma escola ...um espertalhão o outro com a mania que é esperto daí a diferença...quanto ao "essencial" temos o que merecemos temos de rezar mais !

Anónimo disse...

O Cordeiro não tem nada a ver o Brás. Conheço os dois, mas o de Bragança tem muito mais categoria. O Brás é muito fraco, aliás nem sei como foi bispo, oh desculpem, sei...

Anónimo disse...

Ah, esqueci-me! Vão ás missas de ambos e depois digam-me em qual delas lhe apetece voltar a ir. Apesar de irmos sempre porque quem preside é Cristo, mas sentem-se diferenças e que diferenças. O de Bragança convence muito mais.

Anónimo disse...

Boa escola a do Colégio em Roma. Sobretudo os ultimos 10 anos em que a casa foi "mudada" no seu funcionamento e a isso se deve a uma pessoa: D.José Cordeiro. Provas? Quem for a Roma em vez de ir para Hóteis fique no Colégio, onde se sente uma comunhão eclesial muito forte e um ambiente muito familiar e português. Coisa que não aconteceia no tempo de D. Amândio. Quanto ao das 10.34: dor de coto talvez.

Anónimo disse...

E pronto. Cada vez mais me convenço que os comentários "pró-bispo-de-Bragança" são aqui postados pelo próprio. Não é ele o "bispo das novas tecnologias"? Mas não sou da opinião de que seja grande coisa. lamento. Não sou. já acerca do bispo auxiliar de Lisboa, prefiro nem comentar.

Fernando d'Costa

Anónimo disse...

Eu sou um diocesano de D. José e acho- o espectacular.

Anónimo disse...

Fernando d'Costa, conhece pessoalmente D. José Cordeiro?
Se conhece, fica-lhe muito mal esta afirmação:
"E pronto. Cada vez mais me convenço que os comentários "pró-bispo-de-Bragança" são aqui postados pelo próprio", porque é injusta e muito maldosa.
Se não conhece, pior ainda!!!
D. José é uma pessoa muito bem formada.
Conheço-o, sei que o é.
E não sou "santanário" nem "papa hóstias".
Fique descansado, D. José tem mais que fazer, tem mesmo muito que fazer!
Não lhe sobra tempo para espreitar blogues, muito menos para escrever comentários.
Mesmo que se trate de um bom blogue, como este.

Anónimo disse...

Ora nem mais. Com o devido respeito pelo autor do blogue D. José tem mais do que fazer do que estar a aturar bocas como as do Fernando. Vai cabar a binha pá. Estava aqui fresquinho pra ti.

Anónimo disse...

Boa tarde. Sim conheço pessoalmente o senhor Bispo Cordeiro. Já falei diversas vezes com ele, a última das quais foi após a sua participação nas jornadas de teologia da faculdade de teologia no Porto. Fraquinha, por sinal. Bem na linha qualitativa de alguém que afirmou que o Corão é um livro de paz (é preciso dizer mais alguma coisa?).

Mas aceito que hajam pessoas que gostem dele. Que faça, desejo com todo o coração, um bom trabalho apoiado por quem gosta de mandar os demais "cabar a binha pá".

Fernando d'Costa

Anónimo disse...

Fernando, não lhe perguntei se já falou uma vez, ou diversas vezes com o bispo José Cordeiro.
Todos sabemos o que são conversas de circunstância.
Perguntei-lhe se o conhece.
Mas, pelos seus comentários, posso concluir que conhece muito mal.

Anónimo disse...

Mas então o ter falado mais do que uma vez com o Bispo Cordeiro (e alguém disse que apenas foram conversas de circunstância?) não me permite dizer que o conheço? Então o que me permite? Gostava de saber.

Fernando d'Costa

Anónimo disse...

Para afirmar que é ele quem faz os comentários "pró-bispo-de-Bragança", conhece-o muito mal, repito.

Anónimo disse...

Eh lá. O bispo de Bragança origina muitos comentários. O nordeste agradece

Anónimo disse...

Anónimo das 6:01 PM... não sabe o que é a ironia? Mas as suas palavras fazem-me pensar que tinha mais razão do que aquilo que pensava. E que tal, caso seja seu o comentário das 5:07, responder à pergunta que fiz? Que me permite dizer que o conheço pessoalmente? Ouvir umas homilias? Já o fiz e, devo dizer, foram muito agradáveis. Ler o seu livro? Já o fiz e é fraquinho. Ter vivido com ele? Lamento. Isso não o fiz.

Fernando d'Costa

Anónimo disse...

Alguém me diz quem é "o espertalhão" e quem é o "com a mania que é esperto"?
Não conheço nenhum dos dois e fiquei curioso.

HD disse...

Pensava eu que tinha sido a CEP a propor a data do feriado a banir...

Na debandada para a praia , em vez da missa....Como é habitual, a igreja não tem responsabilidade nenhuma?

Faz lembrar os que ficam com as lojas ás moscas e culpam sempre os clientes ausentes....

HDias

Anónimo disse...

7:13 PM, também estou em dúvida...
O "espertalhão" é "o bispo das novas tecnologias", ou esse é o "com a mania que é esperto"?
Parece-me que anda por aqui gente com alguma dor de cotovelo. Ou então gente que pensa que é melhor que os outros. Ou ambos!

Anónimo disse...

Hala D. Cordeiro!

Anónimo disse...

Tanta computação faz mal a um cristão... O nível dos comentários vai baixando... Jejum informático nunca fez mal a ninguém.

João Silveira disse...

Não conheço bem D.José Cordeiro, mas gostei de o ouvir ontem e hoje em Fátima. E fui-lhe falar e foi muito simpático e acolhedor.

Anónimo disse...

D. José Cordeiro é assim naturalmente: simpático e cordial.
Já o era enquanto sacerdote e dizem que também enquanto seminarista.

Anónimo disse...

Para quem não sabe quem é quem: "espertalhão" = o mais mediático. O outro fica-se "com a mania que é esperto".

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...