terça-feira, 22 de maio de 2012

Três anos de Tribo de Jacob

O meu blogue fez há dias três anos. Não assinalei a data, embora dela me lembrasse. Cai mais ou menos no dia mundial das comunicações, porque foi no 43.º (2009) que decidi avançar com este projeto, depois de ter participado em outros blogues individuais e coletivos, desde 2003, quase sempre inconsequentes (um deles chamava-se "Sociedade Anónima" - fui ver se o via e não o encontrei, mas há vários homónimos; tratava do dia a dia de um escritório em que, entre outras técnicas, se praticava o dumb writing para enganar patrões; o outro co-autor distingue-se hoje na escrita de nanocontos, acho que não deve levar hífen).


Nestes três anos, fico contente porque os visitantes têm vindo a aumentar sustentadamente, quase chegando aos 12 mil mensais em março (no total, cerca de 200 mil visitantes únicos).


Ainda não percebi porquê, nos meses de março, maio e novembro, este blogue costuma ter mais visitantes. Meses em que não há exames nem férias escolares? Provavelmente acontece o mesmo com os outros.


Nos últimos dias, o ritmo cá por estes lados abrandou um pouco. Mas é circunstancial. Matéria não falta. Até já pensei em fazer um spin-off - ideia afastada por agora. Em breve retornarei os cinco ou seis posts diários.


A todos os que passam por cá, obrigado pela visita. Voltem sempre. Ou não. Estejam à vontade.

9 comentários:

paulo disse...

Parabéns! É um trabalho dee uma qualidade e regularidade notáveis! Obrigado!

HD disse...

Parabéns!
É uma janela agradável,arejada e com boa vista, sobre o quotidiano religioso!
Ajuda a retirar a humidade e o bafio,sempre tão necessário no Reino de Deus!

HDias

Anónimo disse...

Obrigada!

Anónimo disse...

Parabéns pelo aniversário e pela excelente qualidade do blogue.

Fernando Correia de Oliveira disse...

Parabéns! de leitura diária obrigatória ;-)

Pedro José disse...

Sou praticante diário da Tribo de Jacob. Noutros momentos sou apenas ocasional mas quando não leio: vou acumulando… E depois, leio na tela tudo de seguida, com preferência, aos textos longos. Tudo é do melhor! Não sei como se consegue? Até penso que sei. Trata-se de muita leitura ávida e da vontade de partilhar, pôr em cima da mesa, à disposição… por isso o Blog é um instrumento/meio fabuloso. Simplesmente «aí», até quando a net deixar de ser gratuita ou inventarem mais taxas. Nada está seguro ainda. Entretanto, temos a «Tribo de Jacob», que faz de mim um «tribalista» da mesma «circunstância». Na nota é o Notável, a caminho do Distinto, de tipo 9,0… o zero teológico, livre e criativo, compenetrado e assumido, querando consagrar a busca da Verdade relacional e não relativa. Parabéns pelo Aniversário! pedro José.

Maria-Portugal disse...

Volto sempre...porque vale sempre a pena voltar.

Que possa continuara "tribalizar-nos".

Anónimo disse...

Caro Jorge:

Parabéns pelo seu blogue; ele já é uma referencia para todos os que interessam pelo Catolicismo em Portugal, qualquer que seja o seu « posicionamento» eclesial, ou mais "conservador" ou mais "progressista" (para usar uma linguagem algo redutora e tirada da Política...)

Jorge Pires Ferreira disse...

Obrigado aos amigos que desejaram parabéns ao blogue (e a mim como autor). Vocês, que gostam, e alguns outros, que detestam, dão-me especial gosto nesta atividade.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...