segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mais segredos do Vaticano


No "Público" de sábado passado, 31 de março.

8 comentários:

Anónimo disse...

A propósito de "segredos", bem gostaria de saber o peso e o preço da enorme cruz peitoral, de ouro e pedraria, que o bispo da minha diocese pavoneou na missa de Domingo de ramos.
Só para saber...

Anónimo disse...

O melhor é perguntar ao próprio, não lhe parece ?

Anónimo disse...

11:11 PM
Talvez a resposta seja que a cruz peitoral "pavoneada" é propriedade da Diocese e se destina a ser usada em ocasiões solenes.Quanto ao preço e peso, faço minhas as palavras do anónimo 2:44 AM.

Anónimo disse...

Já tentei perguntar "ao próprio", mas não me atende. Deve ter calculado que não me ficaria só por essa perguntinha e entraria também no voto de pobreza, na humildade, na simplicidade, na singeleza dos actos, na franqueza e transparência das palavras... Enfim, em tudo o que a pompa, a opulência, o fausto e a arrogância ofuscam para esconder a VERDADE que JESUS VEIO ENSINAR!!!

Anónimo disse...

Eu confesso que até gosto de ver...estou até ansioso que os "modernistas "acabem porque estou convencido que o desfile dessas e outras reliquias poem a moda Lisboa a um canto e ainda por cima podem ver-se á borla

Anónimo disse...

Plenamente de acordo 5:30 PM. Também gosto muito de ver esses desfiles. As missas solenes são as melhores representações teatrais que já vi: mestre de cerimónia, marcações, apontamentos cénicos e até ponto! O desfile de alfaias e adereços litúrgicos é excepcional. Quem não se encanta com o tira-põe da mitra do bispo durante a missa? Mas não há melhor do que uma boa procissão: teatro de rua e desfile de moda no seu melhor!

Anónimo disse...

Até se podem ver à borla, é verdade, mas eles lá passam o saquito do peditório... Cai quem quer!

Jorge Pires Ferreira disse...

Parece que estes anónimos se conhecem uns aos outros e que sabem de quem e do quê se fala em concreto.

Eu, na verdade, não faço a mínima ideia destes factos presumivelmente conhecidos de todos. Não dá para serem mais concretos?

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...