quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Qual o livro maldito?


O blogue Pós dos Livros lançou a votação para o "Livro Maldito por excelência". Aqui.
Qual o livro que tem implícito mais preconceito, mentira, racismo, etc.? Qual o livro que originou mais ideias perigosas? Em nome de que livro se praticaram as maiores atrocidades? Muitas listas de livros malditos poderiam ser feitas. As escolhas são sempre subjectivas. O nosso critério é tão subjectivo quanto outros. Tentámos escolher dez livros marcantes que abrangessem vários temas como religião, política, história, ciência, filosofia, educação, actualidade, etc. O mal poderá não estar nos livros em si, mas no uso ou interpretação que deles são feitos. Como se costuma dizer: «o perigo não vem de ler muitos livros, mas de ler apenas um».
Os livros em que se pode votar são:
- A Bíblia
- O Alcorão
- A Bíblia Satânica
- Mein Kampf
- Manifesto do Partido Comunista
- O Príncipe
- Autobiografia política
- A Origem das Espécies
- O Relatório Hite
- Meu Filho, Meu Tesouro

Quando consultei e votei, o livro de Hitler liderava com 42% dos votos, seguido da Bíblia, com 33%. Só votaram 219 pessoas e falta apenas um dia para terminar a votação. Obviamente, a votação não tem qualquer rigor, mas é curioso, significativo, talvez preconceituoso, que tenham inserido a Bíblia na lista. E sarcástico que esteja lá o de Cavaco. Não chega para ter piada.

5 comentários:

Pó dos Livros disse...

Não me leve a mal, mas deixe-me fazer uma ou duas perguntas. Se é preconceito ter escolhido a Bíblia, porque é que não é ter escolhido o Alcorão? Não será a Bíblia, com todas as suas virtudes ou defeitos, incontornável como um livro que pode ser mal usado? Não seria, isso sim, preconceito não o incluir na lista? Quanto ao Cavaco, era mesmo piada. :)
Ps. Não devemos levar tudo tão a sério. A votação do livro maldito é mais uma brincadeira do que outra coisa qualquer, mas dá que pensar.
Abraço
Jaime

Anónimo disse...

Surpreende a sua participação nestas charadas. O que e que se passa consigo? Não há matérias mais interessantes?

Luís Custódio disse...

O Livro dos Livros terá sempre o sinal de "mais"... mais lido e mais publicado, mais ignorado e mais amaldiçoado ,mais odiado e mais amado mais mais e mais...

Anónimo disse...

Sim realmente esta tribo está a baixar o nível. Porque será???

Jorge Pires Ferreira disse...

Caríssimo crítico das 01:19 aceitei a sua provocação e respondi-lhe na parte principal do blogue.
http://tribodejacob.blogspot.com/2012/02/elevar-o-nivel.html
Quanto às perguntas do Jaime do/a Pó dos Livros, terão em breve as minhas respostas.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...