quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Livros (1): Bestseller do Padre Marcelo Rossi vai ser publicado em Portugal


O livro mais vendido no Brasil, no ano passado, foi "Ágape", do padre Marcelo Rossi. Saiu em Agosto de 2010 e, na sua maioria em 2011, vendeu 7,2 milhões de exemplares.


Vai ser publicado em Portugal pela Porto Editora (ou outra editora do grupo), que comprou os direitos. Repetirá o sucesso em Portugal? É curioso que aparece o autor na capa brasileira, não sendo um livro de memórias ou algo do género. Tanto quanto dizem as recensões, trata-se de um livro de reflexões a partir do Evangelho de João. Mas a figura do padre, pelo menos no Brasil, é o que que vende. Espiritualidade dançante para as massas.


Com seu método de comunicação moderno, original e leve, padre Marcelo leva conforto espiritual e ensinamentos da Igreja Católica para milhões de brasileiros através da mídia. O estilo claro, direto e sereno que o transformou em fenômeno midiático está impregnado, agora, em Ágape, livro em que o autor expõe trechos selecionados do Evangelho de São João e os reinterpreta à luz do significado do amor divino no mundo contemporâneo. 
Além de se apresentar como estudo teológico sobre os escritos narrados pelo apóstolo, o livro também tem explícita intenção oracional. Assim, ocorre um diálogo entre o autor, na condição de padre, e seus filhos em busca da palavra santa. Cada capítulo se encerra com uma oração envolvendo os temas ali examinados, como a convidá-lo para um momento de introspecção e de acolhimento das mensagens de Jesus segundo são João. 
 A escolha do Evangelho de são João entre tantas possibilidades da Bíblia é justificada por Padre Marcelo pela beleza da estrutura literária e pela impressionante delicadeza com que são descritos os momentos da vida de Jesus – como se o apóstolo não se contentasse em apenas narrar os fatos, mas quisesse nos trazer para dentro da situação descrita. Compartilhar a beleza das narrações do evangelista é outro dos objetivos declarados do padre que busca incentivar cada vez mais a leitura da Palavra de Deus (lido aqui).

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...