quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

As oito chaves da mensagem de Jesus



“Le Monde des Religions” lançou um número especial sobre os oito ensinamentos-chave de Jesus Cristo. 100 páginas a ler do princípio ao fim. (É um desejo.)

Os oito principais ensinamentos são:
- Separação entre política e religião
- Igualdade
- Amor mais forte do que tudo
- Inversão dos valores
- Radicalidade do compromisso
- Justiça e partilha
- Não-violência e perdão
- Nova visão de Deus

Além dos textos das oito chaves (escritos por nomes como Fabrice Hadjadj e Michel Quesnel), esta edição tem depoimentos de 20 escritores sobre como lêem os evangelhos. Colaboram, entre outros, Christian Bobin, André Comte-Sponville, Erri de Luca, Julia Kristeva, Éric-Emmanuel Schmitt.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Separação entre política e religião".
No passado Domingo assisti a uma Missa Solene em que o bispo começou a homilia com: "Exmº Sr Presidente da Câmara Municipal, Exmº Sr Presidente da Junta de Freguesia,...".
Pensei que me tivesse enganado na porta e na cidade, porque foi muito longe de Lisboa, e tivesse entrado direto na Assembleia da República. Parecia um discurso político.
ARREPIEI-ME!

Jorge Pires Ferreira disse...

Infelizmente é uma situação muito comum. Com essa adulação, a Igreja perde em profetismo. Mas nas convicções de muitos ainda existe um cesaropapismo como ideal, uma aliança entre o altar e o trono, a cruz e a espada.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...