quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O padre Borba e outros fenómenos

Vem no "i" de hoje. É mais um daqueles textos que reflectem imagens da Igreja e do Papa que, para quem está dentro, não correspondem de modo nenhum à realidade. Mas, para quem está fora ou anda algures por aí, são o que prevalece. Deve sempre fazer pensar.

Por outro lado, o texto oferece um novo membro ao clero português: o Padre Borba. Pelo nome deve ser alentejano, ainda que a peça toda pareça fruto de um qualquer fenómeno do Entroncamento.


2 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se conhece o Alentejo, mas no Alentejo não se usa a expressão "fenómeno do Entroncamento".
A expressão correspondente é "fenómeno de Baleizão". Quando, a propósito de algo bizarro, se diz "Fulano é de Baleizão", o interlocutor invariavelmente responde : "Ah, então está tudo explicado..."
Cumprimentos alentejanos

Jorge Pires Ferreira disse...

Obrigado pela explicação. A referência ao Entroncamento era uma alusão ao P.e Borga, que julgo que ainda é pároco no Entroncamento. Rui Cruz queria com certeza referir-se ao P.e Borga, mas escreveu Borba - que é uma terra muito simpática, tem uma boa adega, e um excelente restaurante com uma bilhas enormes de barro. Saudações cá do norte.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...