terça-feira, 25 de outubro de 2011

Padre Himalaya, pioneiro das energias renováveis


O blogue Rerum Natura lembra o "Padre Himalaya (1869-1933), pioneiro das energias renováveis":
O seu feito científico mais célebre foi a invenção de uma máquina solar a que deu o nome de Pyrheliophero, engenho que experimentou em Portugal e nos Pirenéus orientais franceses, antes de, em 1904, levar a sua invenção à Exposição Internacional de São Luis, nos Estados Unidos, assim descrita pelo Padre Mariotte: 
“(…) Os Estados Unidos quiseram fazer em São Luís um balanço mundial do progresso, abrindo uma exposição universal que, ainda mesmo com o seu monumental fiasco, foi um grande acontecimento industrial” (Amadeu de Vasconcelos, Padre Mariotte, Tipografia Ocidental, Porto, 1905), p. 269. 
Pode-se dizer que a ideia do Padre Himalaya, em 1900, era genial: ele queria generalizar uma energia gratuita, renovável. O seu engenho despertou enorme curiosidade e admiração na Exposição de São Luis. 
Diz-nos ainda o padre Mariotte: 
“O Sol é o supremo regulador da vida no nosso globo, o motor imenso de energia multipartida…”. (…) Porque não utilizar ‘directamente’ parte desta energia antes do que ir buscá-la modelizada às variadas formas em que ela se oculta? 
Assim o pensou um ilustre português, o rev. Padre M. A. Gomes Himalaya que conseguiu vencer as enormes dificuldades que eriçavam o problema e que têm desafiado a hábil técnica de muitos e sábios experimentadores, dando-nos una temperatura superior aos 3500º do forno eléctrico. Ao Sol, pois, vai o ilustre inventor buscar uma força calorífica de milhares de graus, por meio de um aparelho por ele denominado pyrheliophero.”, p. 277. 
Se o pyrheliophero, tal como o padre Himalaya o concebeu, não foi para a frente, ele despertou um grande interesse pelas energias renováveis, tendo em França deixado raízes, pois existem ainda hoje “Les Amis du Père Himalaya”, defensores das “energies positives et renouvables”, que advoga a racionalização científica da energia.
Ler tudo aqui. Breve nota sobre o padre inventor aqui.

1 comentário:

Flor Martha S. Ferreira disse...

Muito boa postagem. Está muito bom o seu blog. Vamos animar o Natal deste ano? Já estou colocando alguma coisa sobre o Natal no meu blog para provocar um pouco os preparativos para o Natal. Vamos? Pelo alto nível do seu blog talvez queira escrever algo mais teológico. Como o meu é sobre boas maneiras escrevi algo sobre os preparativos do Natal e a etiqueta. Se concordar em participar desta "corrente", deixe um comentário no meu blog com o link para a sua postagem sobre o Natal. Abraços,
Fim de Outubro Eba! O Natal está chegando! Sugestão de Preparativos

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...